Buscar

ATIVIDADE UNIDADE 2 GESTAO E PLANEJAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL

PERGUNTA 1
No campo da gestão, o exercício profissional do assistente social, no que se refere à avaliação de políticas sociais, não deve ser encarado como mera atividade cotidiana, limitada a procedimentos burocrático-administrativos e submissa às determinações institucionais, tendo em vista que a realidade é dinâmica e precisa ser analisada dentro de um movimento dialético.  Além disso, deve ser considerada como “processo de formulação, execução e consolidação de direitos e serviços sociais que devem ser permanentes e universais” (BOSCHETTI, 2009, p. 5). BOSCHETTI, I. Avaliação de políticas, programas e projetos sociais. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília, DF: Conselho Federal de Serviço Social, 2009.Com base no debate no texto, é possível afirmar que se exige do assistente social, ao trabalhar no âmbito das políticas públicas, sobretudo enquanto gestor: I. O conhecimento acerca da dinâmica conjuntural da economia e do emprego.II. A capacidade de analisar a realidade social por meio dos indicadores sociais.III. A capacidade de articular os indicadores sociais no processo de proposição de ações sociais. IV.  A capacidade de análise da avaliação como processo complexo e dinâmico.V. A utilização da avaliação como direção etapista e linear para tomada de decisão.  É correto o que se afirma em:
         III, IV e V
        I, III e V.
        I, II, III e IV.
        I e III.
        I, II e IV.
1 pontos   
PERGUNTA 2
No processo de gestão, a avaliação ganha centralidade, tendo como critérios mais usuais os elementos relacionados com eficiência, eficácia e efetividade da ação. Porém, é preciso considerar esses elementos no contexto institucional e socioeconômico da sociedade, bem como considerando ainda a interconexão deles (BOSCHETTI, 2009).BOSCHETTI, I. Avaliação de políticas, programas e projetos sociais. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília, DF: Conselho Federal de Serviço Social, 2009.Considerando os elementos supracitados, é correto afirmar que a efetividade está relacionada com: I. A adequação da ação para o alcance dos objetivos e das metas previstas e representa o grau em que elas foram alcançadas. II. A correlação entre os efeitos dos programas (benefícios) e os esforços (custos) empreendidos para obtê-los.III. O questionamento sobre proposta, objetivos e ação, configurados nos impactos gerados na realidade.IV. O direcionamento das ações interventivas na realidade social, de modo a dar resposta à realidade social. V. O planejamento das atividades a serem implementadas no contexto das desigualdades sociais identificadas. É correto o que se afirma em:
         I, II e III.
        II e III.
        III.
        I.
        I e II.
1 pontos   
PERGUNTA 3
A gestão social é configurada como ações públicas, porém não é exclusiva do Estado, pois instituições fora da estrutura do Estado podem ofertar serviços públicos. Assim, nem tudo que é público é estatal, tendo em vista que a sociedade civil é protagonista nesse processo. Dessa forma, a gestão social tem como pressuposto atender às necessidades sociais da população, sobretudo de baixa renda. Nesse contexto, destaca-se o processo de monitoramento e a avaliação ganham relevância, pois se balizam por fases para identificar o alcance das finalidades (RAICHELIS, 2006). RAICHELIS, R. Democratizar a gestão das políticas sociais: um desafio a ser enfrentado pela sociedade civil. In: MOTA, A. E. et al. Serviço Social e saúde: formação e trabalho profissional. Brasília: OPAS, 2006. Considerando o contexto, relacione as fases do monitoramento e da avaliação.  (1) Identificação do problema(2) Formulação de objetivos(3) Tomada de decisão(4) Implementação/Execução (5) Avaliação de processo e/ou impacto  (  ) Identifica o alcance dos objetivos e metas, a efetividade dos impactos  e definição pela  continuidade ou interrupção.(  ) Define as ações em atenção à demanda da realidade social. (  ) Desenvolvimento das ações propostas. (  ) Levantamento de dados econômicos, sociais, culturais para subsidiar a construção das ações.(  ) Definição clara a partir da realidade social e articulados com a finalidade da política pública. É correto o que se afirma em:
         5, 4, 3, 1, 2.
        3, 5, 4, 2, 1.
        5, 3, 4, 1, 2.
        2, 5, 3, 4, 1.
        3, 5, 4, 1, 2.
1 pontos   
PERGUNTA 4
No contexto das instituições sociais, a gestão social envolve uma nova forma de conduzir as políticas públicas, conduzindo os profissionais para uma nova forma de gerenciar as políticas, especialmente no que se refere ao contexto da administração democrática, articulando a dimensão política e técnica numa perspectiva intersetorial, de modo a ampliar os direitos sociais. RAICHELIS, R. Democratizar a gestão das políticas sociais: um desafio a ser enfrentado pela sociedade civil. In: MOTA, A. E. et al. Serviço Social e saúde: formação e trabalho profissional. Brasília: OPAS, 2006. A compreensão da intersetorialidade no âmbito da gestão social fundamenta-se em um trabalho pautado: I. Na descentralização das políticas públicas para o enfrentamento das desigualdades sociais.II. Na mudança em práticas e na cultura das organizações gestoras de políticas públicas e sociais.III. Na articulação de secretarias e congêneres para articular forças para proposição de ações conjunta.IV. No controle social das ações conjuntas com as diversas entidades para a realização de eventos, estudos e pesquisas.V. Na participação do Orçamento Participativo do Município, de forma direta e peculiar. É correto o que se afirma em:
         I, II e III.
        I, II, III e IV.
        I e II.
        II e III.
        I, II e III.
1 pontos   
PERGUNTA 5
Para Boschetti (2009), o processo de avaliação configura-se como processo contínuo e estruturado, sendo ainda fundamentado pelo monitoramento de uma dada política social. A avaliação pressupõe, ainda, o processo de identificação dos resultados de uma política, sobretudo no que se refere aos impactos ocasionados a partir da intervenção das ações. O processo da avaliação está estruturado também a partir de uma ordem sistemática, de forma articulada de forma interdependente.  BOSCHETTI, I. Avaliação de políticas, programas e projetos sociais. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília, DF: Conselho Federal de Serviço Social, 2009. Considerando o contexto, quais são os elementos que compõem o processo de avaliação?
         Elaboração do diagnóstico, levantamento dos objetivos profissionais, identificação das demandas, planejamento, monitoramento e avaliação.
        Elaboração do diagnóstico, identificação das demandas, mapeamento da rede de serviços, monitoramento, planejamento e feedback.
        Elaboração do diagnóstico, ordenação, mapeamento da rede de serviços, identificação das demandas, monitoramento e avaliação.
        Elaboração dos objetivos, definição das ações, identificação das demandas, planejamento, avaliação e monitoramento.
        Elaboração do diagnóstico, mapeamento da rede de serviços, identificação das demandas, planejamento, monitoramento e avaliação.
1 pontos   
PERGUNTA 6
Segundo Boschetti (2009), a avaliação de políticas públicas sociais envolve avaliar também a própria instituição, pois à medida que se avalia os impactos das ações implementadas, consequentemente, avalia-se a forma de gerenciamento, sobretudo no que se refere o alcance da finalidade. Vale destacar que a avaliação é relevante quando oferece informações não apenas sobre impacto, mas também sobre resultados ou consequências mais amplas e difusas das ações desenvolvidas. BOSCHETTI, I. Avaliação de políticas, programas e projetos sociais. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília, DF: Conselho Federal de Serviço Social, 2009.Considerando o exposto, analise as principais características da avaliação.  I. É um dos instrumentos de aperfeiçoamento da gestão do Estado, de forma a atender às demandas sociais.II. É um instrumento para conhecer, compreender, aperfeiçoar e orientar as ações de indivíduos ou grupos. III. É um mecanismo que possibilita redirecionar rotas para o alcance de objetivos e metas.IV. É um mecanismo com caráter informal e corriqueiro, de forma assistemática.V. É uma ferramenta que alia e compara a relação entre objetivos e resultados. É correto o que se afirma em:
         I, II, IV e V.
        I, III e V.
        I, II, III, IV.
        III, IV.
        I e II.
1 pontos   
PERGUNTA 7
O assistente social como gestor possui competências para fazer gestão da política social. Dessa forma, atua no contexto dos níveis organizacionais, sendo eles: estratégico, intermediário, gerencial ou tático, e operacional, podendo assumir o cargo em qualquer dos níveis supracitados. Esses níveis possibilitam a gestão estruturada das ações propostas no âmbito de uma política pública como a de saúde, educação, assistência, habitação etc. (BAPTISTA, 2012).  BAPTISTA, M. V. Planejamento social: intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Editora Veras, 2012. Considerando o contexto apresentado, relacione os níveis estratégicos com as devidas ações e cargos.(1) Nível instrumental ou estratégico(2) Nível intermediário(3) Nível operacional( ) Realiza articulação interna entre o nível institucional e o operacional.( ) É o nível mais elevado composto pelo presidente e diretoria.( ) Intermedia as decisões institucionais através de programas de ação, interpretando a missão e os objetivos.( ) Administra a execução e realiza as atividades e tarefas diárias.( ) É o nível que realiza contato com o ambiente externo e toma decisões na organização. É correto o que se afirma em:
         2, 1,2, 3, 1.
        2, 1, 3, 1.
        1, 3, 2, 2, 1
        2, 1, 2, 1, 3.
        1, 2, 2, 3, 1.
1 pontos   
PERGUNTA 8
O assistente social, por sua formação genérica, pode atuar como gestor em instituições públicas e privadas. Para tanto, ao atuar no âmbito das políticas públicas, faz-se necessário articular propostas baseadas na análise crítica da realidade social, de forma a desvelar a realidade social e propor ações efetivas. Dessa forma, o profissional contribui para propor planos, programas e projetos de forma mais efetiva para o enfrentamento das desigualdades sociais. A partir do enunciado, observa-se que:I. No processo de gestão, a finalidade é possibilitar a elaboração de planos, programas e projetos para o enfrentamento das desigualdades sociais e pobreza, de modo a garantir a universalização e o aprofundamento dos direitos. PORQUE II. A gestão social atende à possibilidade de (re)construir e qualificar as respostas profissionais a partir de mecanismos e instrumentos de forma sistemática no contexto da sociedade capitalista. Acerca dessas afirmações, assinale a opção correta.
         A afirmação I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
        As afirmações I e II são proposições falsas.
        As afirmações I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
        A afirmação I e uma proposição verdadeira, e a II e uma proposição falsa.
        As afirmações I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
1 pontos   
PERGUNTA 9
Como traz Souza Filho (2013), o assistente social enquanto gestor deve apropriar-se das funções de administração, seja nas esferas públicas e privadas, pois a administração, sobretudo pública, envolve um conjunto estruturado que direciona a governança. O assistente social possui competências para organizar e gerir e recursos, sejam financeiros, materiais e humanos, de modo a atender às demandas da sociedade. SOUZA FILHO, R. Gestão pública e democracia: a burocracia em questão. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Lúmen Juris, 2013. Partindo desse entendimento, no que se referem às competências relacionadas às funções administrativas do assistente social, analise as afirmativas a seguir. I. O assistente social deve conhecer a realidade social para propor, implementar e executar ações.II. O assistente social deve analisar os fenômenos sociais no contexto da sociedade capitalista.III. O assistente social deve compreender que as desigualdades sociais estão inseridas na dinâmica socioeconômica.IV. O assistente social deve interpretar a realidade social a partir da perspectiva social utilitária.V. O assistente social deve articular ações setorizadas de forma exclusiva para atender à realidade social. É correto apenas o que se afirma em:
         I e III.  
        I e II.  
        I, II e III.  
        II, III e IV.  
         I e IV.  
1 pontos   
PERGUNTA 10
No âmbito de uma instituição, a avaliação se configura em mecanismos para identificar os indicadores de desenvolvimento de uma dada realidade. Ao tomar como exemplo a taxa de mortalidade infantil no Brasil, observa-se que a proporção de crianças com baixo peso ao nascer e a proporção de domicílios com saneamento adequado possibilitam indicar a melhor forma de definir ações estratégicas para o acompanhamento de programas no campo da saúde pública no Brasil. Assim, a avaliação é um mecanismo fundamental para melhoria dos serviços ofertados.  A partir do contexto apresentado, analise as alternativas que configuram a avaliação como diretriz necessária no âmbito da gestão de políticas sociais. I. A avaliação se configura como potencial instrumento democrático de controle da gestão pública, pois possibilita o controle dos recursos e ações do Estado.II. A avaliação possibilita a institucionalização das ações do Estado, sobretudo por meio de um conjunto de aparatos legislativos no campo das políticas sociais.III. A avaliação são ações e atividades desenvolvidas pelo Estado, com a participação de entes públicos ou privados, com a finalidade de assegurar direitos sociais.IV. A avaliação é formulada por iniciativa dos poderes executivo e legislativo, a partir de demandas e propostas da sociedade, em seus diversos seguimentos.V. A avaliação ocorre de forma difusa para atender aos interesses de determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico. É correto o que se afirma em:
         I, II e IV.
        III, IV e V
        I, II e III.
        I e III.
        I, II e V.
1 pontos   
 

💡 3 Respostas

User badge image

Kathleen Santos

cade as respostas?

4
Dislike4
User badge image

Diana Souza

Cadê as respostas ?
0
Dislike1
User badge image

Simone Figueredo

O controle social pressupõe a efetiva participação da sociedade, não só na fiscalização da aplicação dos recursos públicos como também na formulação e no acompanhamento da implementação de políticas. Um controle social ativo e pulsante permite uma maior participação cidadã, o que contribui para a consolidação da democracia em nosso país.

 

Estimular o controle social implica incentivar a sociedade a participar da vida pública em todas as nuances, enfatizando o viver coletivo e a busca pelo bem-estar comum. É importante que os governos estimulem e fortaleçam a participação de uma multiplicidade de atores na gestão pública, pluralizando as vozes no espaço público e possibilitando a construção de uma Administração mais eficiente, aberta e democrática.

O SUS incorpora o diferencial do controle social em seus princípios. Marque a alternativa que corresponde à sua aplicabilidade.

Alternativas:

  • a)
  • realização compulsória de conferências de saúde municipais a cada ano eleitoral, após o pleito.
  • b)
  • realização não obrigatória da reunião dos conselheiros de saúde estaduais a cada quatro anos.
  • c)
  • composição dos conselhos estaduais e municipais com garantia de 50% de representantes dos gestores da saúde e 50% dos trabalhadores da saúde ou seus representantes sindicais.
  • Alternativa assinalada
  • d)
  • composição dos conselhos estaduais e municipais de saúde com garantia de 50% de representantes dos usuários.
  • e)
  • participação popular no Conselho Nacional de Saúde, com cinco representantes de cada Estado do país, eleitos por voto indireto nos Conselhos Regionais de Saúde.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais