Buscar

A fitorremediação é uma tecnologia que utiliza plantas para diminuir os poluentes que estão presentes no meio ambiente.

A fitorremediação é uma tecnologia que utiliza plantas para diminuir os poluentes que estão presentes no meio ambiente. Trata-se de uma técnica que surgiu na década de 1990 após a realização de estudos em diversas regiões poluídas que, com a presença das plantas, aos poucos foram apresentando queda na quantidade de contaminantes. As plantas ajudam na retirada de contaminantes como metais, pesticidas e até óleos que estejam poluindo ou degradando determinado local. Uma vez que o processo de despoluição do solo é feito pelas plantas, o processo evita que os contaminantes sejam levados pelo vento ou chuva, impedindo que a poluição seja espalhada para outras áreas ou para maiores profundidades no subsolo. Em outras palavras, a fitorremediação é um processo que utiliza as plantas para combater a contaminação ambiental, porém fitorremediação é um nome genérico que abarca uma série de diferentes estratégias, como: Fitoextração - os contaminantes são absorvidos pelo sistema radicular da planta; Fitoestabilização - os contaminantes são incorporados à parede vegetal ou à matéria orgânica do solo; Fitoestimulação - promove a proliferação de microrganismos que degradam os metabólitos (contaminantes) da planta como fonte de carbono e energia; Fitovolatização - o mercúrio (Hg), o selênio (Se) e o arsênio (As) são absorvidos pelas raízes, convertidos em formas não tóxicas e depois liberados na atmosfera; Rizofiltração - os contaminantes de um meio aquoso, particularmente metais pesados ou elementos radiativos são absorvidos, concentrados e/ou precipitados, através do sistema radicular da planta. Sobre a sequência de processos de fitorremediação apresentada pela figura anexa, assinale a alternativa CORRETA:

a) Rizofiltraçâo - Fitoestabilização - Fitoextração - Fitovolatização - Fitoestimulação.b) Rizofiltração - Fitoestabilização - Fitoestimulação - Fitoextração - Fitovolatização.c) Rizofiltração - Fitoestabilização - Fitoextração - Fitoestimulação - Fitovolatização.d) Fitoestabilização - Risofiltração - Fitoestimulação - Fitoextração - Fitovolatização.

💡 1 Resposta

User badge image

Malcon

b

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais