Buscar

ESPORTES DE RENDIMENTO – ESPORTE COLETIVOS

ESPORTES DE RENDIMENTO – ESPORTE COLETIVOS


Questão 1/10 - Esportes de Rendimento - Esportes Coletivos

Considere o fragmento de texto a seguir:

“As possibilidades de resposta a um problema qualquer, num momento qualquer, podem ser construídas de diversas formas, mais ou menos parecidas umas com as outras, contextualizando a ação de maneira a encontrar a resposta mais qualificada”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITÃO, Rodrigo Ap. Azevedo. Futebol: Análises qualitativas e quantitativas para verificação e modulação de padrões e sistemas complexos de jogo. 2004. Dissertação. Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. p. .35.

Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base Princípios táticos do jogo de futebol: conceitos e aplicação, sobre os princípios envolvidos no jogo, assinale a alternativa correta:


A      São princípios gerais: não permitir a inferioridade numérica, anular as situações de finalização e construir ações ofensivas.

B      Os princípios fundamentais representam um conjunto de regras que orientam apenas as ações de ataque da equipe.

C      Evitar a igualdade numérica, procurar criar a superioridade numérica e criar situações de finalização são ações relacionadas aos princípios operacionais de ataque.

D      São princípios fundamentais na defesa: contenção, cobertura defensiva, equilíbrio e concentração.

E      Entre os princípios operacionais de ataque estão conservar a bola e impedir a progressão do adversário.




Questão 2/10 - Esportes de Rendimento - Esportes Coletivos

Considere o trecho de texto a seguir:

“Em outros jogos desportivos coletivos, os jogadores podem driblar, jogar a bola entre si tanto tempo quanto o adversário permitir, reter a bola, retornar. Ao contrário disso, no voleibol a bola não pode ser presa, retida ou lançada e, após dois toques executados por jogadores diferentes, ela deve ser jogada para a quadra adversária".

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANFILO, Milton Aparecido [et al]. A prática pedagógica do treinador da Seleção Brasileira masculina de voleibol: processo de evolução tática e técnica na categoria infanto-juvenil. 2003. Dissertação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003, p. 22.

Levando em consideração o texto-base A modulação do ataque no voleibol de alto nível: o caso da superliga feminina 2011-2012, sobre as ações que ocorrem durante o jogo de voleibol, analise as alternativas, assinalando, em seguida, V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:

( ) O ataque rápido e potente aumenta as possibilidades da obtenção do ponto.

( ) A velocidade do ataque limita as movimentações defensivas.

( ) A tática adotada no bloqueio é um importante modulador do ataque adversário.

( ) Quanto maior o número de bloqueadores, maiores as oportunidades do ataque pontuar e menores as possibilidade da continuidade do jogo.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


A      V – F – V – F

B      V – F – V – V

C      F – V – V – F

D      V – V – V – F

E      F – V – F – F


Questão 3/10 - Esportes de Rendimento - Esportes Coletivos

“O fato de o futsal ter como uma de suas principais características a escassez de espaço faz com que o ataque tenha de primar pela rotação dos jogadores, ou seja, a rotação seria o antídoto para a falta de espaço”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DE SANTANA, Wilton Carlos. A visão estratégico-tática de técnicos campeões da Liga Nacional de Futsal. 2008. Tese. Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008. p. 36.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Demanda fisiológica no futsal competitivo. Características físicas e fisiológicas de atletas profissionais, assinale a alternativa correta:


A      O número ilimitado de substituições faz com que a intensidade apresente uma queda ao longo do jogo.

B      As regras do jogo de futsal são as mesmas de quando ele foi inventado.

C      A transição entre ataque e a defesa é lenta.

D      O futsal apresenta uma elevada solicitação física e técnica, de modo que a tática pouco interfere na qualidade do jogo.

E      O futsal é um jogo dinâmico, caracterizado por passes acelerados e deslocamentos rápidos com e sem a bola.


Questão 4/10 - Esportes de Rendimento - Esportes Coletivos

Considere o trecho de texto a seguir:

“Na aparência simples de um jogo de Futebol, esconde-se um fenômeno que assenta uma lógica complexa”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITÃO, Rodrigo Ap. Azevedo. Futebol: Análises qualitativas e quantitativas para verificação e modulação de padrões e sistemas complexos de jogo. 2004. Dissertação. Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. p. 21.



Levando em consideração o texto-base Princípios táticos do jogo de futebol: conceitos e aplicação, sobre os aspectos táticos, analise as afirmativas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:


( ) A tática de uma equipe pode ser percebida pela organização espacial dos jogadores.

( ) A organização dos atletas em campo ocorre em virtude da bola, de modo que as alternativas de ação tanto dos companheiros como dos adversários são indiferentes para o posicionamento.

( ) O jogador deve ser capaz de ocupar e/ou criar espaços livres no campo em função dos princípios táticos adequados para o momento.

( ) As situações de oposição são evidentes durante o jogo.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta

        

A      V – F – V – F

B      V – F – V – V

C      F – V – V – F

D      V – V – F – F

E      F – V – F – F


Questão 5/10 - Esportes de Rendimento - Esportes Coletivos

Leia o excerto de texto a seguir:

“A variabilidade das situações de jogo, a rapidez com que se devem tomar decisões táticas e a velocidade na realização das ações motoras são fatores determinantes nos jogos esportivos coletivos”.



Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENEZES, Rafael Pombo. Modelo de análise técnico-tática do jogo de handebol: necessidades, perspectivas e implicações de um modelo de interpretação das situações de jogo em tempo real. 2011. Tese. Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011. p. 58.

Considerando a seguinte citação e os conteúdos do texto-base Estratégias de transição ofensiva e defensiva no handebol na perspectiva de treinadores experientes, sobre o contra-ataque, assinale a alternativa correta:


A      Utilizar diferentes relações numéricas e movimentar-se para regiões pouco eficazes da quadra são situações que devem ser englobadas no processo de treinamento do contra-ataque.

B      Obter vantagem espacial é um dos motivos da indução do contra-ataque.

C      Durante o treinamento do contra-ataque, os atletas devem deslocar-se em baixa velocidade.

D      Entre as condutas utilizadas para indução do contra-ataque, estão: pressionar a saída de bola e a rápida organização do sistema defensivo.

E      São preocupações do retorno defensivo: a saída antecipada e a indução do adversário ao erro.


Questão 6/10 - Esportes de Rendimento - Esportes Coletivos

Leia o excerto de texto a seguir:

“O ataque, que inicialmente se limitava apenas a bolas altas e nas extremidades da rede, passou a ser realizado em maior velocidade, com variações individuais e coletivas em toda a extensão da rede”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANFILO, Milton Aparecido et al. A prática pedagógica do treinador da Seleção Brasileira masculina de voleibol: processo de evolução tática e técnica na categoria infanto-juvenil. 2003. Dissertação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003, p. 22.



Levando em consideração o texto-base A modulação do ataque no voleibol de alto nível: o caso da superliga feminina 2011-2012, sobre o ataque, analise as alternativas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:

( ) O alto nível exige o aperfeiçoamento das habilidades técnicas.

( ) Com a evolução do tipo de jogo praticado e o elevado nível de desempenho no ataque, torna-se irrelevante atacar com mais força.

( ) O jogo mais rápido mostra-se determinante para o sucesso do ataque.

( ) O ataque potente aumenta a probabilidade de obtenção do ponto.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


A      V – F – V – F

B      V – F – V – V

C      F – V – V – F

D      V – V – F – F

E      F – V – F – F


Questão 7/10 - Esportes de Rendimento - Esportes Coletivos

Considere o fragmento de texto a seguir:

“Quando nos confrontamos com situações novas, impossíveis de prever, procuramos detectar alguma semelhança com acontecimentos que já ocorreram. Procuramos reconhecer padrões qualitativamente semelhantes”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITÃO, Rodrigo Ap. Azevedo. Futebol: Análises qualitativas e quantitativas para verificação e modulação de padrões e sistemas complexos de jogo. 2004. Dissertação. Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. p. 10.



Levando em consideração o texto-base Princípios táticos do jogo de futebol: conceitos e aplicação, analise as alternativas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas quanto a quais são os princípios gerais:

( ) Não permitir a inferioridade numérica.

( ) Buscar a igualdade numérica.

( ) Procurar criar a superioridade numérica

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta


A      V – V – F

B      V – F – V

C      V – F – F

D      F – V – F

E      F – V – V


Questão 8/10 - Esportes de Rendimento - Esportes Coletivos

Leia o excerto de texto a seguir

“Particularmente no futebol, caracterizado por modalidade esportiva com ações cíclicas e acíclicas, exigindo predominantemente energia pela via aeróbia, porém nos movimentos decisivos a solicitação é anaeróbia, requer do futebolista o desempenho ótimo de capacidades biomotoras como resistência aeróbia, potência anaeróbia, velocidade de deslocamento, agilidade e força explosiva”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORIN, João Paulo et al. Avaliação dos efeitos do treinamento no período preparatório em atletas profissionais de futebol. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 219-233, jan./mar. 2011, p. 220.

De acordo com os conteúdos do texto-base Caracterização dos meios e métodos de influência prática no treinamento em futebolistas profissionais, referente à relação entre os meios de preparação e os componentes do treinamento, relacione corretamente os elementos às suas respectivas características:


(1) Resistência

(2) Força

(3) Velocidade

(4) Flexibilidade

(5) Recuperativo


( ) Variações de saltos

( ) Corridas contínuas e intervaladas

( ) Crioterapia

( ) Exercícios passivos de alongamento

( ) Sprints cíclicos e acíclicos


Agora, selecione a sequência correta


A      5 – 2 – 1 – 3 – 4

B      4 – 3 – 2 – 1 – 5

C      4 – 2 – 3 – 1 – 5

D      2 – 1 – 5 – 4 – 3

E      5 – 4 – 3 – 2 – 1


Questão 9/10 - Esportes de Rendimento - Esportes Coletivos

Leia o excerto de texto a seguir:

“Os sistemas ofensivos no handebol há muito tempo deixaram de ser ‘estáticos’, com definições claras referentes ao posicionamento dos jogadores dentro de um sistema, e passaram a adquirir um caráter mais ‘dinâmico’”.



Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENEZES, Rafael Pombo. Modelo de análise técnico-tática do jogo de handebol: necessidades, perspectivas e implicações de um modelo de interpretação das situações de jogo em tempo real. 2011. Tese. Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011. p. 88.

Levando em consideração o texto-base Estratégias de transição ofensiva e defensiva no handebol na perspectiva de treinadores experientes, sobre estratégias utilizadas durante o jogo, analise as proposições e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:


( ) Ações defensivas efetivas iniciam o contra-ataque.

( ) Os arremessos adversários devem ser realizados sob pressão.

( ) O contra-ataque deriva apenas de acasos da dinâmica do jogo.

( ) Durante o contra-ataque, caso não seja possível finalizar, o jogo deve ser desenvolvido como um ataque organizado.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


A      V – F – V – F

B      V – F – V – V

C      F – V – V – F

D      V – V – F – V

E      F – V – F – F


Questão 10/10 - Esportes de Rendimento - Esportes Coletivos

Considere o fragmento de texto:

“Existem variadas maneiras de se avaliar a performance de atletas e equipes durante uma partida [... ]. A forma mais comum de se avaliar o desempenho de equipes e o andamento de uma competição se dá por meio do scouting e da análise estatística do jogo”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENESES, Lucas Rodrigues; JUNIOR, Luiz Eduardo Mello Gois; DE ALMEIDA, Marcos Bezerra. Análise do desempenho do basquetebol brasileiro ao longo de três temporadas do Novo Basquete Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 1, p. 93-100, 2016, p. 94.

Considerando a informação e os conteúdos do texto-base Análise de jogo no basquetebol: perfil ofensivo da seleção brasileira masculina, sobre técnica e tática, assinale a alternativa correta:


A      A análise do desempenho tático pode ser feita por meio da quantificação de ações individuais, tais como: arremessos certos e errados, bolas perdidas, posses de bola.

B      A análise técnica prioriza situações coletivas, como a determinação dos tipos de ataques utilizados e a relação desses ataques com indicadores de jogo, especialmente aqueles relacionados às finalizações.

C      A tática pode ser representada pela habilidade esportiva executada numa sequência de movimentos coordenados e precisos.

D      A técnica se refere às interações entre os elementos da equipe e é dependente da capacidade dos atletas de selecionar a opção mais vantajosa para obter o sucesso desejado.

E      Técnica e tática são dois componentes importantes na estrutura de qualquer modalidade esportiva, podendo ser considerados elementos indissociáveis.


SE POR ACASO ALGUÉM SOUBER ALGUMA ME AJUDE! OBRIGADO

💡 3 Respostas

User badge image

Tamille Domingos

Futebol,handebol,voleibol,basquetebol
0
Dislike0
User badge image

Silvia Beatriz

nao tem nada com a pergunta

0
Dislike0
User badge image

Fernando Mendonça

Futebol, futsal, handebol, voleibol, basquetebol, pelo aquático, nado sincronizado
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais