A maior rede de estudos do Brasil

ESPORTES DE RENDIMENTO – ESPORTE COLETIVOS

ESPORTES DE RENDIMENTO – ESPORTE COLETIVOS


Questão 1/10 - Esportes de Rendimento - Esportes Coletivos

Considere o fragmento de texto a seguir:

“As possibilidades de resposta a um problema qualquer, num momento qualquer, podem ser construídas de diversas formas, mais ou menos parecidas umas com as outras, contextualizando a ação de maneira a encontrar a resposta mais qualificada”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITÃO, Rodrigo Ap. Azevedo. Futebol: Análises qualitativas e quantitativas para verificação e modulação de padrões e sistemas complexos de jogo. 2004. Dissertação. Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. p. .35.

Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base Princípios táticos do jogo de futebol: conceitos e aplicação, sobre os princípios envolvidos no jogo, assinale a alternativa correta:


A      São princípios gerais: não permitir a inferioridade numérica, anular as situações de finalização e construir ações ofensivas.

B      Os princípios fundamentais representam um conjunto de regras que orientam apenas as ações de ataque da equipe.

C      Evitar a igualdade numérica, procurar criar a superioridade numérica e criar situações de finalização são ações relacionadas aos princípios operacionais de ataque.

D      São princípios fundamentais na defesa: contenção, cobertura defensiva, equilíbrio e concentração.

E      Entre os princípios operacionais de ataque estão conservar a bola e impedir a progressão do adversário.




Questão 2/10 - Esportes de Rendimento - Esportes Coletivos

Considere o trecho de texto a seguir:

“Em outros jogos desportivos coletivos, os jogadores podem driblar, jogar a bola entre si tanto tempo quanto o adversário permitir, reter a bola, retornar. Ao contrário disso, no voleibol a bola não pode ser presa, retida ou lançada e, após dois toques executados por jogadores diferentes, ela deve ser jogada para a quadra adversária".

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANFILO, Milton Aparecido [et al]. A prática pedagógica do treinador da Seleção Brasileira masculina de voleibol: processo de evolução tática e técnica na categoria infanto-juvenil. 2003. Dissertação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003, p. 22.

Levando em consideração o texto-base A modulação do ataque no voleibol de alto nível: o caso da superliga feminina 2011-2012, sobre as ações que ocorrem durante o jogo de voleibol, analise as alternativas, assinalando, em seguida, V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:

( ) O ataque rápido e potente aumenta as possibilidades da obtenção do ponto.

( ) A velocidade do ataque limita as movimentações defensivas.

( ) A tática adotada no bloqueio é um importante modulador do ataque adversário.

( ) Quanto maior o número de bloqueadores, maiores as oportunidades do ataque pontuar e menores as possibilidade da continuidade do jogo.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


A      V – F – V – F

B      V – F – V – V

C      F – V – V – F

D      V – V – V – F

E      F – V – F – F


Questão 3/10 - Esportes de Rendimento - Esportes Coletivos

“O fato de o futsal ter como uma de suas principais características a escassez de espaço faz com que o ataque tenha de primar pela rotação dos jogadores, ou seja, a rotação seria o antídoto para a falta de espaço”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DE SANTANA, Wilton Carlos. A visão estratégico-tática de técnicos campeões da Liga Nacional de Futsal. 2008. Tese. Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008. p. 36.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Demanda fisiológica no futsal competitivo. Características físicas e fisiológicas de atletas profissionais, assinale a alternativa correta:


A      O número ilimitado de substituições faz com que a intensidade apresente uma queda ao longo do jogo.

B      As regras do jogo de futsal são as mesmas de quando ele foi inventado.

C      A transição entre ataque e a defesa é lenta.

D      O futsal apresenta uma elevada solicitação física e técnica, de modo que a tática pouco interfere na qualidade do jogo.

E      O futsal é um jogo dinâmico, caracterizado por passes acelerados e deslocamentos rápidos com e sem a bola.


Questão 4/10 - Esportes de Rendimento - Esportes Coletivos

Considere o trecho de texto a seguir:

“Na aparência simples de um jogo de Futebol, esconde-se um fenômeno que assenta uma lógica complexa”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITÃO, Rodrigo Ap. Azevedo. Futebol: Análises qualitativas e quantitativas para verificação e modulação de padrões e sistemas complexos de jogo. 2004. Dissertação. Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. p. 21.



Levando em consideração o texto-base Princípios táticos do jogo de futebol: conceitos e aplicação, sobre os aspectos táticos, analise as afirmativas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:


( ) A tática de uma equipe pode ser percebida pela organização espacial dos jogadores.

( ) A organização dos atletas em campo ocorre em virtude da bola, de modo que as alternativas de ação tanto dos companheiros como dos adversários são indiferentes para o posicionamento.

( ) O jogador deve ser capaz de ocupar e/ou criar espaços livres no campo em função dos princípios táticos adequados para o momento.

( ) As situações de oposição são evidentes durante o jogo.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta

        

A      V – F – V – F

B      V – F – V – V

C      F – V – V – F

D      V – V – F – F

E      F – V – F – F


Questão 5/10 - Esportes de Rendimento - Esportes Coletivos

Leia o excerto de texto a seguir:

“A variabilidade das situações de jogo, a rapidez com que se devem tomar decisões táticas e a velocidade na realização das ações motoras são fatores determinantes nos jogos esportivos coletivos”.



Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENEZES, Rafael Pombo. Modelo de análise técnico-tática do jogo de handebol: necessidades, perspectivas e implicações de um modelo de interpretação das situações de jogo em tempo real. 2011. Tese. Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011. p. 58.

Considerando a seguinte citação e os conteúdos do texto-base Estratégias de transição ofensiva e defensiva no handebol na perspectiva de treinadores experientes, sobre o contra-ataque, assinale a alternativa correta:


A      Utilizar diferentes relações numéricas e movimentar-se para regiões pouco eficazes da quadra são situações que devem ser englobadas no processo de treinamento do contra-ataque.

B      Obter vantagem espacial é um dos motivos da indução do contra-ataque.

C      Durante o treinamento do contra-ataque, os atletas devem deslocar-se em baixa velocidade.

D      Entre as condutas utilizadas para indução do contra-ataque, estão: pressionar a saída de bola e a rápida organização do sistema defensivo.

E      São preocupações do retorno defensivo: a saída antecipada e a indução do adversário ao erro.


Questão 6/10 - Esportes de Rendimento - Esportes Coletivos

Leia o excerto de texto a seguir:

“O ataque, que inicialmente se limitava apenas a bolas altas e nas extremidades da rede, passou a ser realizado em maior velocidade, com variações individuais e coletivas em toda a extensão da rede”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANFILO, Milton Aparecido et al. A prática pedagógica do treinador da Seleção Brasileira masculina de voleibol: processo de evolução tática e técnica na categoria infanto-juvenil. 2003. Dissertação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003, p. 22.



Levando em consideração o texto-base A modulação do ataque no voleibol de alto nível: o caso da superliga feminina 2011-2012, sobre o ataque, analise as alternativas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:

( ) O alto nível exige o aperfeiçoamento das habilidades técnicas.

( ) Com a evolução do tipo de jogo praticado e o elevado nível de desempenho no ataque, torna-se irrelevante atacar com mais força.

( ) O jogo mais rápido mostra-se determinante para o sucesso do ataque.

( ) O ataque potente aumenta a probabilidade de obtenção do ponto.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


A      V – F – V – F

B      V – F – V – V

C      F – V – V – F

D      V – V – F – F

E      F – V – F – F


Questão 7/10 - Esportes de Rendimento - Esportes Coletivos

Considere o fragmento de texto a seguir:

“Quando nos confrontamos com situações novas, impossíveis de prever, procuramos detectar alguma semelhança com acontecimentos que já ocorreram. Procuramos reconhecer padrões qualitativamente semelhantes”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITÃO, Rodrigo Ap. Azevedo. Futebol: Análises qualitativas e quantitativas para verificação e modulação de padrões e sistemas complexos de jogo. 2004. Dissertação. Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. p. 10.



Levando em consideração o texto-base Princípios táticos do jogo de futebol: conceitos e aplicação, analise as alternativas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas quanto a quais são os princípios gerais:

( ) Não permitir a inferioridade numérica.

( ) Buscar a igualdade numérica.

( ) Procurar criar a superioridade numérica

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta


A      V – V – F

B      V – F – V

C      V – F – F

D      F – V – F

E      F – V – V


Questão 8/10 - Esportes de Rendimento - Esportes Coletivos

Leia o excerto de texto a seguir

“Particularmente no futebol, caracterizado por modalidade esportiva com ações cíclicas e acíclicas, exigindo predominantemente energia pela via aeróbia, porém nos movimentos decisivos a solicitação é anaeróbia, requer do futebolista o desempenho ótimo de capacidades biomotoras como resistência aeróbia, potência anaeróbia, velocidade de deslocamento, agilidade e força explosiva”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORIN, João Paulo et al. Avaliação dos efeitos do treinamento no período preparatório em atletas profissionais de futebol. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 219-233, jan./mar. 2011, p. 220.

De acordo com os conteúdos do texto-base Caracterização dos meios e métodos de influência prática no treinamento em futebolistas profissionais, referente à relação entre os meios de preparação e os componentes do treinamento, relacione corretamente os elementos às suas respectivas características:


(1) Resistência

(2) Força

(3) Velocidade

(4) Flexibilidade

(5) Recuperativo


( ) Variações de saltos

( ) Corridas contínuas e intervaladas

( ) Crioterapia

( ) Exercícios passivos de alongamento

( ) Sprints cíclicos e acíclicos


Agora, selecione a sequência correta


A      5 – 2 – 1 – 3 – 4

B      4 – 3 – 2 – 1 – 5

C      4 – 2 – 3 – 1 – 5

D      2 – 1 – 5 – 4 – 3

E      5 – 4 – 3 – 2 – 1


Questão 9/10 - Esportes de Rendimento - Esportes Coletivos

Leia o excerto de texto a seguir:

“Os sistemas ofensivos no handebol há muito tempo deixaram de ser ‘estáticos’, com definições claras referentes ao posicionamento dos jogadores dentro de um sistema, e passaram a adquirir um caráter mais ‘dinâmico’”.



Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENEZES, Rafael Pombo. Modelo de análise técnico-tática do jogo de handebol: necessidades, perspectivas e implicações de um modelo de interpretação das situações de jogo em tempo real. 2011. Tese. Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011. p. 88.

Levando em consideração o texto-base Estratégias de transição ofensiva e defensiva no handebol na perspectiva de treinadores experientes, sobre estratégias utilizadas durante o jogo, analise as proposições e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:


( ) Ações defensivas efetivas iniciam o contra-ataque.

( ) Os arremessos adversários devem ser realizados sob pressão.

( ) O contra-ataque deriva apenas de acasos da dinâmica do jogo.

( ) Durante o contra-ataque, caso não seja possível finalizar, o jogo deve ser desenvolvido como um ataque organizado.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


A      V – F – V – F

B      V – F – V – V

C      F – V – V – F

D      V – V – F – V

E      F – V – F – F


Questão 10/10 - Esportes de Rendimento - Esportes Coletivos

Considere o fragmento de texto:

“Existem variadas maneiras de se avaliar a performance de atletas e equipes durante uma partida [... ]. A forma mais comum de se avaliar o desempenho de equipes e o andamento de uma competição se dá por meio do scouting e da análise estatística do jogo”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENESES, Lucas Rodrigues; JUNIOR, Luiz Eduardo Mello Gois; DE ALMEIDA, Marcos Bezerra. Análise do desempenho do basquetebol brasileiro ao longo de três temporadas do Novo Basquete Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 1, p. 93-100, 2016, p. 94.

Considerando a informação e os conteúdos do texto-base Análise de jogo no basquetebol: perfil ofensivo da seleção brasileira masculina, sobre técnica e tática, assinale a alternativa correta:


A      A análise do desempenho tático pode ser feita por meio da quantificação de ações individuais, tais como: arremessos certos e errados, bolas perdidas, posses de bola.

B      A análise técnica prioriza situações coletivas, como a determinação dos tipos de ataques utilizados e a relação desses ataques com indicadores de jogo, especialmente aqueles relacionados às finalizações.

C      A tática pode ser representada pela habilidade esportiva executada numa sequência de movimentos coordenados e precisos.

D      A técnica se refere às interações entre os elementos da equipe e é dependente da capacidade dos atletas de selecionar a opção mais vantajosa para obter o sucesso desejado.

E      Técnica e tática são dois componentes importantes na estrutura de qualquer modalidade esportiva, podendo ser considerados elementos indissociáveis.


SE POR ACASO ALGUÉM SOUBER ALGUMA ME AJUDE! OBRIGADO


3 resposta(s)

User badge image

yara

Há mais de um mês

nao tem nada com a pergunta

nao tem nada com a pergunta

User badge image

Fernando

Há mais de um mês

Futebol, futsal, handebol, voleibol, basquetebol, pelo aquático, nado sincronizado
User badge image

Tamille

Há mais de um mês

Futebol,handebol,voleibol,basquetebol

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes