Buscar

Explique como ocorre a digestão de lipídeos e a formação da lipoforina em insetos ?

💡 2 Respostas

User badge image

Thays Almeida

  1. DIGESTÃO  Apenas uma pequena quantidade de lipídios é digerida na boca pela enzima Lípase Lingual;  No estômago a Lípase Gástrica também digere apenas uma pequena parte do lipídios;
  2. 3. DIGESTÃO  A digestão propriamente dita, ocorre no duodeno, com ação das enzimas biliar e pancreática.  Com isso, as gorduras são emulsificadas no intestino delgado pelos sais biliares formando micelas mistas de triacilgliceróis.
  3. 4. ABSORÇÃO  Lipases intestinais hidrolisam os triacilgliceróis.  Os ácidos graxos são absorvidos pela mucosa intestinal e reconvertidos em triacilgliceróis.  Os Triacilgliceróis juntamente com o colesterol e as apoliproteinas formam o quilomícron.
  4. 5. ABSORÇÃO  Os quilomícrons migram para o sistema linfático, depois para a corrente sanguínea e seguem para os tecidos.  Ativada pela APO-II (lipoproteína lipase) libera ácido graxo e glicerol.  Os ácidos graxos entram nos adipócitos ou miócitos. Os ácidos graxos são oxidados em combustíveis ou reesterificados para a armazenagem.


0
Dislike0
User badge image

sximenesmaria


O estudo sobre a digestão de lipídios nos insetos ainda é bastante limitada. Mesmo assim foi possível fazer diversas observações, como: triacilglicerol tem atividade de digestiva caracterizada em algumas espécies e enzimas que tem relação com a digestão de lipídios no Lúmen. No lúmen, os lipídios mais complexos sofre uma reação de hidrolise, e são liberados ácidos graxos que são absorvidos pelo epitélio intestinal. Após a absorção os ácidos graxos são utilizados na síntese de lipídeos mais complexos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais