Buscar

Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável

ara o DDesenvolvimento sustentável é hoje uma expressão muito comum. Quando se trata de atividade humana, geralmente se reflete sobre a necessidade de desenvolvimento associado a ações de sustentabilidade. Nesse processo, encontram-se três componentes que, aparentemente, podem entrar em conflito: a economia, a sociedade e o ambiente natural.

Neste desafio, você poderá responder a uma das questões a seguir:

1. A respeito da atividade que você desenvolve, como os elementos economia, sociedade e ambiente natural podem se relacionar harmonicamente?

2. Se for difícil desenvolver uma análise sobre sua atividade, reflita sobre a exploração mineral. Ou seja, como seria possível desenvolver atividades sustentáveis na exploração mineral? Como se relacionariam, de forma sustentável, os três componentes (economia, sociedade e ambiente natural) nesta atividade?

💡 4 Respostas

User badge image

Monique Ribeiro

snxndnnnssnsb
1
Dislike2
User badge image

Jéssica Bittencourt

O mineral é importante para a economia do país e da região onde se desenvolve a atividade minerária. Ela gera emprego, renda e lucro para o município, por exemplo. Isso significa que esta atividade é benéfica para a sociedade, mas, por outro lado, pode trazer atividades negativas, tais como o aumento da população flutuante, o incremento de atividades ilícitas ou negativas (alcoolismo, drogas, prostituição) e a demanda de condições de habitação que a região não tem condições de dar resposta. Além disso, esta atividade também pode trazer problemas ou impactos ambientais negativos, como, por exemplo, ruído, poeira, desmatamento, resíduos etc. O ideal é estabelecer medidas que atinjam um equilíbrio entre estes problemas, harmonizando a economia com os benefícios sociais e minimizando os impactos.



0
Dislike0
User badge image

Roseane Araújo

É possível que, na atividade específica desenvolvida por você (primeira pergunta), se estabeleça uma relação conflituosa entre os componentes sociedade, economia e ambiente natural. Neste caso, você deverá fundamentar sua proposta sempre com o objetivo de que a atividade seja sustentável. Poderá elaborar um quadro com os principais pontos positivos e impactos da implantação do empreendimento.

Caso opte pela segunda pergunta, a análise deve se basear nos seguintes princípios: a relação entre a economia e a sociedade deve ser equitativa, a relação entre a economia e o ambiente natural deve ser viável e a relação entre a sociedade e o ambiente natural deve ser suportável, combinações estas que levam à sustentabilidade. Você deverá propor ações que justifiquem estas relações, baseadas na exploração racional do recurso, na geração de emprego e renda, na minimização de impactos ambientais negativos e na recuperação das áreas exploradas.

Como exemplo da atividade de exploração mineral, a análise deve ser a seguinte:

O mineral é importante para a economia do país e da região onde se desenvolve a atividade minerária. Ela gera emprego, renda e lucro para o município, por exemplo. Isso significa que esta atividade é benéfica para a sociedade, mas, por outro lado, pode trazer atividades negativas, tais como o aumento da população flutuante, o incremento de atividades ilícitas ou negativas (grilagem de terras, por exemplo) e a demanda de condições de habitação que a região não tem condições de dar resposta. Além disso, esta atividade também pode trazer problemas ou impactos ambientais negativos, como, por exemplo, ruído, poeira, desmatamento, resíduos, etc. O ideal é estabelecer medidas que atinjam um equilíbrio entre estes problemas, harmonizando a economia com os benefícios sociais e minimizando os impactos por meio de compensação ambiental, estudos com alternativas que apresentem as melhores relações de custo/benefício, etc


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais