A maior rede de estudos do Brasil

pedagogia - matemática educação infantil

PERGUNTA 3

  1. Gardner (1995) ressalta que, embora as múltiplas inteligências sejam, até certo ponto, independentes umas das outras, raramente funcionam isoladamente. Isso acontece porque uma série de habilidades e capacidades são requeridas para resolvermos a maior parte dos problemas de nosso cotidiano. Por exemplo, um construtor precisa ter total acuidade da inteligência espacial combinada com a destreza da inteligência cinestésico-espacial para realizar com sucesso suas construções. Assim, sempre são envolvidas mais de uma habilidade na solução de um problema embora, claro, existam certas predominâncias. Portanto, as inteligências, além de se complementarem, se integram.   

GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. 

  

Sobre a complementaridade e integração sobre as múltiplas inteligências, assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas. 

  

( ) Arquitetos, motoristas de táxi e marinheiros são exemplos de profissão cuja inteligência sonora ou musical são predominantes, uma vez que tais profissionais necessitam ter uma noção de espaço apurada. 


( ) A inteligência cinestésico-corporal é predominante em profissionais com a capacidade de usar o corpo para expressar ideias e sentimentos, como os esportistas, as bailarinas, os mímicos e os escultores. 


( ) Gênios como Mozart, Schubert, Chopin, dentre outros, além de compositores, violinistas e maestros, possuem, sem dúvida, a inteligência intrapessoal predominante dentre as demais. 

  

( ) Por exigir um autoconhecimento aguçado, profissionais como teólogos, psicólogos e filósofos são exemplos de indivíduos cuja inteligência intrapessoal é predominante. 

  

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.

  1. V, V, F, F.
  2. F, V, F, V.
  3. F, V, V, F.
  4. V, F, F, F. 
  5. F, V, F, F.



Pedagogia

FMU


2 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes