A maior rede de estudos do Brasil

Alguém tem as provas de acessibilidade e tecnologias assistiva???


2 resposta(s)

User badge image

Sharon

Há mais de um mês

A Tecnologia Assistiva (TA) abrange diferentes áreas, tais como: a comunicação alternativa e ampliada; a mobilidade alternativa; o acesso ao computador; aos ambientes e as adequações às atividades de vida diária, ao transporte, aos equipamentos de lazer e aos recursos pedagógicos. Sobre o exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I- A TA é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que visam a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social de pessoas com algum tipo de deficiência.


PORQUE


II- Os instrumentos de TA são classificados de acordo com os materiais que são elaborados/confeccionados. Essa classificação segue as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


Assinale a alternativa CORRETA: a)As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. b)A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. c)A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. d)As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


Você não acertou a questão: Atenção! Esta não é a resposta correta.2.Manzini e Deliberato (2004) afirmam que a implementação da Tecnologia Assistiva deve ser feita de forma processual. Os autores estabelecem um processo com 7 etapas para que se alcance o objetivo proposto de forma satisfatória. Sobre tais etapas, ordene os itens a seguir:


I- Representar a ideia.

II- Acompanhar o uso.

III- Gerar ideias.

IV-Entender a situação.

V- Construir o objeto.

VI- Escolher alternativas.

VII- Avaliar o uso.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


FONTE: MANZINI, Eduardo José; DELIBERATO, Debora. Recursos para comunicação alternativa. Portal de ajudas técnicas para educação. Equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física. Brasilia - DF. 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ajudas_tec.pdf >. Acesso em: 24 jan. 2019. a)IV - II - VII - I - III - V - VI. b)IV - V - I - III - II - VII - VI. c)I - III - II - VI - V - IV - VII. d)IV - III - VI - I - V - VII - II.


Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.3.Segundo Keim e Lopes (2012), as tecnologias são linguagens, pois lidam com signos que têm diferentes significados e diversas representações. São manifestações de diversas nuances comunicativas que se modificam e se superam a todo momento e podem mostrar-se como agentes. Sobre tais agentes, assinale a alternativa CORRETA:


FONTE: KEIM, Ernesto Jacob; LOPES. Clodomir Aparecido. Reflexões Filosóficas: ensaios sobre a contemporaneidade. 1. ed. Curitiba: CRV, p. 163, 2012. a)Físicos e tecnológicos. b)Objetivos e subjetivos. c)Software e hardware. d)Auxiliares e de apoio.


Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.4.A legislação brasileira, através do decreto n° 5. 296, de 2 de dezembro de 2004, define a pessoa com deficiência auditiva como aquela com perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz. Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:


I- Deficiência auditiva leve.

II- Deficiência auditiva profunda.

III- Deficiência auditiva severa.

IV- Deficiência auditiva moderada. 


(    ) Detecção de sons entre 25 e 40 dB.

(    ) Detecção de sons entre 45 e 70 dB.

(    ) Detecção de sons entre 75 e 90 dB.

(    ) Detecção de sons acima de 90 dB.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a)I - IV - III - II. b)II - III - IV - I. c)I - IV - II - III. d)I - III - IV - II.


Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.5.Segundo Manzini (2011), o planejamento de uma estratégia de ensino deve atender às especificidades dos estudantes com deficiência, levando em consideração suas habilidades e as características. Sobras as características expostas por Manzini, assinale a alternativa CORRETA: 


Fonte: MANZINI, E. J. Formação de Professores e Tecnologia Assistiva. In: CAIADO, K. R. M.; JESUS, D. M.; BAPTISTA, C. R. (Org.). Professores e educação especial: formação em foco. Porto Alegre: Mediação, v. 2, p. 45-63, 2011. a)Físicas, cognitivas, motoras e sociais. b)Físicas, psicológicas, motoras e familiares. c)Sociais, psicológicas, cognitivas e escolares. d)Econômicas, cognitivas, sociais e familiares.


Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.6.Diferentes recursos da Tecnologias Assistivas (TA) auxiliam pessoas com deficiência em diferentes aspectos. Entre esses aspectos pode-se citar os auxílios para a vida prática diária, que permitem maior autonomia e independência em atividades práticas cotidianas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) Escova de dentes adaptada.

(    ) Engrossadores de lápis/caneta.

(    ) Talheres não pontiagudos e/ou cortantes.

(    ) Escovas de cabelo com adaptador.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a)V - V - F - V. b)V - F - V - F. c)F - F - V - V. d)V - F - F - F.


Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.7.Rocha e Castiglioni (2005, p. 97) partem do pressuposto que "a TA (Tecnologia Assistiva, de Apoio, de Assistência ou Ajudas Técnicas) é um fenômeno multidimensional, que envolve aspectos mecânicos, biomecânicos, ergonômicos, funcionais, cinesiológicos, éticos, estéticos, políticos, afetivos, subjetivos e como tal deve ser analisado". Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.


(    ) Estratégias são elaboradas com os Planos de Trabalho de Apoio (PTA) desenvolvidos por especialistas em TA com o objetivo de modificar a estrutura, forma, tamanho, peso e textura de recursos pedagógicos utilizados com estudantes com deficiência múltipla.

(    ) Procedimentos são os atos ou efeitos de realizar as tarefas de uma atividade, ou seja, são os métodos e técnicas utilizados durante a realização da atividade.

(    ) Serviços é o trabalho oferecido por profissionais de diversas áreas como a terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, engenheiros, professores, psicólogos, arquitetos, entre outros.

(    ) Recursos de TA são softwares (programas, sistemas, aplicativos) desenvolvidos por especialistas em TA para atender às necessidades profissionais de pessoas com deficiência.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


FONTE: ROCHA, E.; CASTIGLIONI, M. Reflexões sobre recursos tecnológicos: ajudas técnicas, tecnologia assistiva, tecnologia de assistência e tecnologia de apoio. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 16, n. 3, p. 97-104, 1 set. 2005. a)F - F - V - V. b)F - V - F - V. c)V - V - V - F. d)F - V - V - F.


Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.8.O Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), criado pela a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República em 2006, foi o órgão responsável adoção oficial do termo Tecnologia Assistiva (no singular) na elaboração das políticas públicas brasileiras. Sobre tal definição, assinale a alternativa CORRETA: a)A Tecnologia Assistiva é um conjunto de instrumentos e dispositivos elaborados para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. b)A Tecnologia Assistiva se refere a uma área de conhecimento e não a uma coleção específica de produtos. c)A Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento restrita à Terapia Ocupacional (TO) elaborada para pessoas com deficiência. d)A Tecnologia Assistiva se refere á uma área de estudo interdisciplinar, com relações entre as discussões da área tecnológica e médica.


Você não acertou a questão: Atenção! Esta não é a resposta correta.9.O Ministério da Educação (MEC) tem investido na elaboração de políticas para implantação de salas de recursos multifuncionais nas escolas de educação básica de todo país. O programa do MEC disponibiliza um conjunto de equipamentos de informática, mobiliários, materiais pedagógicos e de acessibilidade para a organização do espaço de atendimento educacional especializado. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I- O professor de educação especial tem papel importante no trabalho pedagógico com o uso de TA nas salas de recursos multifuncionais. Sua prática não deve estar fundamentada em experiências e modelos previamente estabelecidos, mesmo que seja comprovado sua eficácia em outro contexto.


PORQUE


II- É fundamental que cada contexto seja analisado na sua particularidade e, a partir disso, seja elaborado um planejamento que atenda às especificidades de cada caso. A pesquisa dos saberes teóricos obtidos através de formações periódicas.



Assinale a alternativa CORRETA: a)A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. b)A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. c)As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. d)As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.10.Vários termos foram utilizados para se referir ao que hoje chamamos de Tecnologia Assistiva (TA), são eles: tecnologia de assistência, ajudas técnicas, tecnologia de apoio. Cada um desses conceitos está embasado em concepções teóricas que procuram discutir sua especialidade e função. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I- Tecnologia assistiva refere-se a toda produção bibliográfica (artigos científicos, manuais, livros etc.) que discutem as possibilidades de compensar ou substituir funções motoras que foram comprometidas em pessoas com deficiência. 


PORQUE


II- Um dos objetivos da Tecnologia Assistiva (TA) é proporcionar à pessoa com deficiência, entre outras coisas: independência, qualidade de vida e inclusão social, no que tange a mobilidade, comunicação, potencializar habilidades no trabalho e no processo de escolarização.


Assinale a alternativa CORRETA: a)As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. b)A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. c)A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. d)As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.

A Tecnologia Assistiva (TA) abrange diferentes áreas, tais como: a comunicação alternativa e ampliada; a mobilidade alternativa; o acesso ao computador; aos ambientes e as adequações às atividades de vida diária, ao transporte, aos equipamentos de lazer e aos recursos pedagógicos. Sobre o exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I- A TA é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que visam a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social de pessoas com algum tipo de deficiência.


PORQUE


II- Os instrumentos de TA são classificados de acordo com os materiais que são elaborados/confeccionados. Essa classificação segue as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


Assinale a alternativa CORRETA: a)As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. b)A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. c)A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. d)As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


Você não acertou a questão: Atenção! Esta não é a resposta correta.2.Manzini e Deliberato (2004) afirmam que a implementação da Tecnologia Assistiva deve ser feita de forma processual. Os autores estabelecem um processo com 7 etapas para que se alcance o objetivo proposto de forma satisfatória. Sobre tais etapas, ordene os itens a seguir:


I- Representar a ideia.

II- Acompanhar o uso.

III- Gerar ideias.

IV-Entender a situação.

V- Construir o objeto.

VI- Escolher alternativas.

VII- Avaliar o uso.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


FONTE: MANZINI, Eduardo José; DELIBERATO, Debora. Recursos para comunicação alternativa. Portal de ajudas técnicas para educação. Equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física. Brasilia - DF. 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ajudas_tec.pdf >. Acesso em: 24 jan. 2019. a)IV - II - VII - I - III - V - VI. b)IV - V - I - III - II - VII - VI. c)I - III - II - VI - V - IV - VII. d)IV - III - VI - I - V - VII - II.


Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.3.Segundo Keim e Lopes (2012), as tecnologias são linguagens, pois lidam com signos que têm diferentes significados e diversas representações. São manifestações de diversas nuances comunicativas que se modificam e se superam a todo momento e podem mostrar-se como agentes. Sobre tais agentes, assinale a alternativa CORRETA:


FONTE: KEIM, Ernesto Jacob; LOPES. Clodomir Aparecido. Reflexões Filosóficas: ensaios sobre a contemporaneidade. 1. ed. Curitiba: CRV, p. 163, 2012. a)Físicos e tecnológicos. b)Objetivos e subjetivos. c)Software e hardware. d)Auxiliares e de apoio.


Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.4.A legislação brasileira, através do decreto n° 5. 296, de 2 de dezembro de 2004, define a pessoa com deficiência auditiva como aquela com perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz. Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:


I- Deficiência auditiva leve.

II- Deficiência auditiva profunda.

III- Deficiência auditiva severa.

IV- Deficiência auditiva moderada. 


(    ) Detecção de sons entre 25 e 40 dB.

(    ) Detecção de sons entre 45 e 70 dB.

(    ) Detecção de sons entre 75 e 90 dB.

(    ) Detecção de sons acima de 90 dB.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a)I - IV - III - II. b)II - III - IV - I. c)I - IV - II - III. d)I - III - IV - II.


Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.5.Segundo Manzini (2011), o planejamento de uma estratégia de ensino deve atender às especificidades dos estudantes com deficiência, levando em consideração suas habilidades e as características. Sobras as características expostas por Manzini, assinale a alternativa CORRETA: 


Fonte: MANZINI, E. J. Formação de Professores e Tecnologia Assistiva. In: CAIADO, K. R. M.; JESUS, D. M.; BAPTISTA, C. R. (Org.). Professores e educação especial: formação em foco. Porto Alegre: Mediação, v. 2, p. 45-63, 2011. a)Físicas, cognitivas, motoras e sociais. b)Físicas, psicológicas, motoras e familiares. c)Sociais, psicológicas, cognitivas e escolares. d)Econômicas, cognitivas, sociais e familiares.


Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.6.Diferentes recursos da Tecnologias Assistivas (TA) auxiliam pessoas com deficiência em diferentes aspectos. Entre esses aspectos pode-se citar os auxílios para a vida prática diária, que permitem maior autonomia e independência em atividades práticas cotidianas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) Escova de dentes adaptada.

(    ) Engrossadores de lápis/caneta.

(    ) Talheres não pontiagudos e/ou cortantes.

(    ) Escovas de cabelo com adaptador.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a)V - V - F - V. b)V - F - V - F. c)F - F - V - V. d)V - F - F - F.


Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.7.Rocha e Castiglioni (2005, p. 97) partem do pressuposto que "a TA (Tecnologia Assistiva, de Apoio, de Assistência ou Ajudas Técnicas) é um fenômeno multidimensional, que envolve aspectos mecânicos, biomecânicos, ergonômicos, funcionais, cinesiológicos, éticos, estéticos, políticos, afetivos, subjetivos e como tal deve ser analisado". Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.


(    ) Estratégias são elaboradas com os Planos de Trabalho de Apoio (PTA) desenvolvidos por especialistas em TA com o objetivo de modificar a estrutura, forma, tamanho, peso e textura de recursos pedagógicos utilizados com estudantes com deficiência múltipla.

(    ) Procedimentos são os atos ou efeitos de realizar as tarefas de uma atividade, ou seja, são os métodos e técnicas utilizados durante a realização da atividade.

(    ) Serviços é o trabalho oferecido por profissionais de diversas áreas como a terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, engenheiros, professores, psicólogos, arquitetos, entre outros.

(    ) Recursos de TA são softwares (programas, sistemas, aplicativos) desenvolvidos por especialistas em TA para atender às necessidades profissionais de pessoas com deficiência.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


FONTE: ROCHA, E.; CASTIGLIONI, M. Reflexões sobre recursos tecnológicos: ajudas técnicas, tecnologia assistiva, tecnologia de assistência e tecnologia de apoio. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 16, n. 3, p. 97-104, 1 set. 2005. a)F - F - V - V. b)F - V - F - V. c)V - V - V - F. d)F - V - V - F.


Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.8.O Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), criado pela a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República em 2006, foi o órgão responsável adoção oficial do termo Tecnologia Assistiva (no singular) na elaboração das políticas públicas brasileiras. Sobre tal definição, assinale a alternativa CORRETA: a)A Tecnologia Assistiva é um conjunto de instrumentos e dispositivos elaborados para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. b)A Tecnologia Assistiva se refere a uma área de conhecimento e não a uma coleção específica de produtos. c)A Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento restrita à Terapia Ocupacional (TO) elaborada para pessoas com deficiência. d)A Tecnologia Assistiva se refere á uma área de estudo interdisciplinar, com relações entre as discussões da área tecnológica e médica.


Você não acertou a questão: Atenção! Esta não é a resposta correta.9.O Ministério da Educação (MEC) tem investido na elaboração de políticas para implantação de salas de recursos multifuncionais nas escolas de educação básica de todo país. O programa do MEC disponibiliza um conjunto de equipamentos de informática, mobiliários, materiais pedagógicos e de acessibilidade para a organização do espaço de atendimento educacional especializado. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I- O professor de educação especial tem papel importante no trabalho pedagógico com o uso de TA nas salas de recursos multifuncionais. Sua prática não deve estar fundamentada em experiências e modelos previamente estabelecidos, mesmo que seja comprovado sua eficácia em outro contexto.


PORQUE


II- É fundamental que cada contexto seja analisado na sua particularidade e, a partir disso, seja elaborado um planejamento que atenda às especificidades de cada caso. A pesquisa dos saberes teóricos obtidos através de formações periódicas.



Assinale a alternativa CORRETA: a)A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. b)A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. c)As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. d)As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.10.Vários termos foram utilizados para se referir ao que hoje chamamos de Tecnologia Assistiva (TA), são eles: tecnologia de assistência, ajudas técnicas, tecnologia de apoio. Cada um desses conceitos está embasado em concepções teóricas que procuram discutir sua especialidade e função. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I- Tecnologia assistiva refere-se a toda produção bibliográfica (artigos científicos, manuais, livros etc.) que discutem as possibilidades de compensar ou substituir funções motoras que foram comprometidas em pessoas com deficiência. 


PORQUE


II- Um dos objetivos da Tecnologia Assistiva (TA) é proporcionar à pessoa com deficiência, entre outras coisas: independência, qualidade de vida e inclusão social, no que tange a mobilidade, comunicação, potencializar habilidades no trabalho e no processo de escolarização.


Assinale a alternativa CORRETA: a)As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. b)A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. c)A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. d)As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.

User badge image

Joana

Há mais de um mês

Também estou precisando

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes