A maior rede de estudos do Brasil

Pergunta do AVA /em epidemiologia?

Na epidemiologia descritiva as distribuições cronológicas são elaboradas com o objetivo de exibir a ação da doença ou agravo à saúde coletiva, mostrar o tipo de variação que caracteriza o processo em estudo, revelar a tendência secular do processo em estudo, manifestar o caráter endêmico ou epidêmico da doença ou agravo em questão, detectar e interpretar a evolução da incidência do evento e elaborar hipóteses a serem investigadas. Quanto ao tempo, são definidos quatro tipos de variações (variação atípica, variação cíclica, variação sazonal e tendência histórica). Com relação a este contexto, associe as variações relacionadas na COLUNA A, com suas respectivas definições, relacionadas na COLUNA B:

COLUNA A

I. Variação atípica.

II. Variação cíclica.

III. Variação sazonal.

IV. Tendência histórica.

 COLUNA B

A. São as variações com intervalos periódicos e regulares, independente da tendência ser ascendente ou descendente. Por exemplo: sarampo.

B. São as variações na incidência e prevalência ou mortalidade e letalidade de doenças observadas em um longo período de tempo, anos, décadas e até séculos. São estudos difíceis, porém com grande colaboração para a saúde da população.

C. São as ocorrências não esperadas, ou seja, alterações incomuns na ocorrência de doenças. Por exemplo: intoxicação alimentar.

D. São as variações de fenômenos periódicos e sempre na mesma estação do ano. Por exemplo: aumento dos casos de diarreia no verão por excessivo calor.

Agora, escolha a alternativa que apresenta a associação CORRETA:

Alternativas:a)I-A; II-B; III-C; IV-D.

b)I-C; II-A; III-D; IV-B.

c)I-A; II-D; III-B; IV-C.

d)I-B; II-C; III-D; IV-A.

e)I-C; II-B; III-D; IV-A.

Saúde

ANHANGUERA


2 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes