Buscar

O Barroco foi alimentado pela prosperidade advinda da exploração aurífera, permitindo que os artistas se dedicassem à expressão de traços locais,

 ainda que também fizessem uso da influência europeia. É correto afirmar que:

a ) Embora usemos o termo "barroco" por convenção, o termo mais adequado para a arte de autores como Mestre Ataíde e Aleijadinho seria "estilo regência".

b ) O barroco dos artistas brasileiros era carregado de influências da arte chinesa e da indiana, para além do barroco português, sendo um estilo artístico verdadeiramente global.


c ) O estilo europeu é completamente diferente do brasileiro, posto que construções barrocas brasileiras não empregavam ouro.


d ) As igrejas barrocas de Minas Gerais são facilmente identificáveis pelo contraste entre alvenaria nua e estuque branco, pelos tímpanos e frontões ricos em curvas e pela profusão e ouro nas decorações internas.


e ) Embora usemos o termo "barroco" por convenção, o termo mais adequado para a arte de autores como Mestre Ataíde e Aleijadinho seria "neoclássico".

💡 3 Respostas

User badge image

Diego Bezerra

a ) Embora usemos o termo "barroco" por convenção, o termo mais adequado para a arte de autores como Mestre Ataíde e Aleijadinho seria "estilo regência".


0
Dislike0
User badge image

Hiraneyde Silva

O barroco dos artistas brasileiros era carregado de influências da arte chinesa e da indiana, para além do barroco português, sendo um estilo artístico verdadeiramente global.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais