A maior rede de estudos do Brasil

Por esta razão, no século XIX muitos defendiam a adoção de critérios de limitação da cidadania política, tanto para votar como para ser eleito,

 fossem exigências censitárias fossem de alfabetização. Era considerado necessário que apenas aqueles com melhor 'discernimento' pudessem eleger e serem eleitos, de modo a resultar em um parlamento capaz de formular o 'bem comum DOLNIKHOF, Miriam. Representação na Monarquia brasileira. Revista Almanack Brasiliense, Edição nº 9, 2009, p. 2.

Sobre estes critérios relatados no trecho acima, é CORRETO afirmar que:

a ) Embora fosse uma concepção corriqueira no XIX não teve efeitos diretos na formulação da Constituição de 1824 no Brasil.


b ) Uma das razões que levou Pedro I a dissolver a constituinte foi justamente não concordar com o estabelecimento do voto censitário no Brasil.


c ) A constituinte de 1823 não logrou êxito ao abordar este assunto e acabou deixando de fora esse mecanismo que só foi adotado no Brasil ao longo da república.


d ) Embora tenha havido a discussão sobre esse tipo de mecanismo no Brasil em 1823 na constituinte, os setores liberais conseguiram evitar que fosse implementado.


e ) A noção de voto censitário fez-se presente no Brasil por meio da Constituição de 1824.


1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes