Buscar

Quais os tipos de estudos epidemiológicos?

💡 1 Resposta

User badge image

Mylenna Ferreira

Os tipos mais comuns são:

ESTUDO PROSPECTIVO DE COORTE

Esse tipo de estudo acompanha um grupo de pessoas saudáveis com níveis diferentes de exposição e avalia o que ocorre com a saúde dessas pessoas com o decorrer do tempo. Nesses estudos, a exposição é anterior à ocorrência da doença, para se estabelecer a possível causa. Embora dispendioso e demorado, esses estudos não têm muito desvio porque fazem menos suposições sobre o assunto do estudo. Os estudos de coorte são mais indicados no caso de doenças relativamente comuns.

CONTROLE DE CASO

Esses estudos comparam a exposição anterior aos fatores de risco propostos dos indivíduos com uma determinada condição de saúde (casos) e sem (controles), para verificar se as pessoas com doentes foram mais (ou menos) expostas. Esses estudos têm maior potencial de desvio, mas são mais baratos e fáceis de serem realizados. Outra vantagem é que esses estudos permitem investigar doenças raras, sem a necessidade de acompanhamento de populações muito grandes.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais