Buscar

APOL - Tecnologias e Metodologias Contemporâneas: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica Alguém sabe as respostas?

1) Leia o extrato de texto:


“É a ideia de educação permanente que deve ser repensada e ampliada. É que, além das necessárias adaptações relacionadas com as alterações da vida profissional, ela deve ser encarada como uma construção contínua da pessoa humana, dos seus saberes e aptidões, da sua capacidade de discernir e agir”.

Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base Educação contemporânea e as tecnologias: educar para os meios sobre os quatro pilares da educação propostos por Delors, avalie as afirmativas referentes ao aprender a conhecer e marque a opção correta.

A) Aprender a conhecer significa desenvolver metodologias e técnicas para uma nova mediação do processo ensino-aprendizagem.

B) Aprender a conhecer significa disseminar o conhecimento entre grupos, por meio de metodologias e técnicas atuais.

C)Aprender a conhecer significa conhecer a realidade, o cenário, a capacidade, o profissionalismo e a necessidade de se transformar.

D) Aprender a conhecer significa ser e portar-se como cidadão;

E) Aprender a conhecer pressupõe estar aberto ao diálogo com o grupo e aprender a ser cidadão, ser profissional e ser mediador.


2)Considere o fragmento de texto:


“Formar para as novas tecnologias é formar o julgamento, o senso crítico, o pensamento hipotético e dedutivo, as faculdades de observação e de pesquisa, a imaginação, a capacidade de memorizar e classificar, a leitura e a análise de textos e imagens, a representação de redes, de procedimentos e de estratégias de comunicação [...]”

Tendo em vista o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Educação contemporânea e as tecnologias: educar para os meios, identifique pontos importantes do uso das TCIs no espaço escolar e a sua relação com o professor:


I. Na educação se constituem como elemento de transição, cujo objetivo visa construir pontes entre os saberes tradicionais e os novos saberes da sociedade midiática;

II. A educação no sentido de ensino-aprendizagem tem duas fases: a primeira é aprendizagem dos códigos, a segunda, produzir uma leitura crítica a com base na concepção da sociedade.

III. As fronteiras humanas, principalmente culturais, são intransponíveis. Mesmo a tecnologia e a disseminação da informação têm seus limites. Os meios eletrônicos esbarram nas fronteiras físicas.

Está correto o que se afirma em:

A) I e II

B) I e III

C)I, II e III

D) Apenas a afirmativa I

E) Apenas a afirmativa III


3) Leia a afirmação:


“A lógica da inovação educacional orienta práticas [...] situadas na base de sistemas escolares, às vezes em estabelecimentos individualmente considerados e outras vezes em organizações locais entendidas como associações comunitárias. Ao seguirem a lógica da inovação, as práticas educacionais se diferenciam do que costuma ser praticado junto a determinado grupo social em determinado lugar. Assim [...], a inovação não se distingue por qualquer qualidade original, antes, porém, está marcada por sua diferença em relação ao que é costumeiro."


Considerando a afirmação e os conteúdos do texto-base Educação contemporânea e as tecnologias: educar para os meios sobre a compreensão do termo inovação, assinale a afirmativa correta:

A) Produção de coisas novas.

B) Mudança do paradigma dominante.

C) Mudança social.

D) Novas projeções sociais.

E) Descobertas tecnológicas.


4) Leia o fragmento de texto:


“[...] a sala de aula invertida tem como principal característica o deslocamento do lugar do aprendizado e a autonomia do aluno. A sala invertida tem base no uso da tecnologia, como, por exemplo, os vídeos que podem ser gravados pelos próprios professores e estes podem ser vistos quando e como o aluno quiser, mas, normalmente antes do encontro na sala de aula.”


Tendo em vista o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Sala de aula invertida: caracterização e reflexões, considere o surgimento da metodologia da sala de aula invertida e assinale a afirmativa correta:

A) Surgiu na Europa, em meados da década de 1960.

B) Surgiu no Brasil com base nas propostas dos PCN, na década de 1990.

C) Surgiu nos Estados Unidos, na primeira década dos anos 2000.

D) Surgiu na Europa, no início do século XXI.

E) Surgiu nos Estados Unidos após o aparecimento da internet, nos anos 1980.


5) Leia o fragmento de texto:


“As especificidades dessa nova cultura digital colocam-se como desafios para a formação de professores e para a sua atuação profissional. Como formar professores para os novos cursos e para os novos perfis de formação e ação que a sociedade exige? Como agir pedagogicamente em todos os níveis e todas as áreas do saber para desenvolver cursos que sejam adequados a essa nova realidade? Como ensinar e aprender conteúdos em constante movimento de atualização?”

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Educação contemporânea e as tecnologias: educar para os meios sobre a ligação entre a educação contemporânea e a formação do docente para o ensino superior, é correto afirmar que:

A) A formação docente se encerra ao término da graduação, não necessitando de atualização.

B) O conhecimento é interligado, relacionando as inovações da TIC às metodologias e à didática.COs professores facilmente compreendem o processo e o os recursos das tecnologias em sala de aula.

D) A globalização dos mercados é responsável pela variedade de materiais e tecnologias acessíveis ao professor e ao aluno.

E) O conhecimento gerado necessita de pouca discussão para ser devidamente compreendido e produzido.


6) Atente para a passagem de texto:


“Essa metodologia exige uma brusca mudança de comportamento do discente, tanto dentro quanto fora da sala de aula, já que ele passa a ter maior autonomia, uma participação mais ativa e desenvolve novas habilidades. Para isso, a atuação do professor é extremamente importante, porque, dentre diversas ações, ele precisa refletir melhor sobre suas condutas caso os alunos não realizem o estudo prévio necessário e encontrem dificuldades de acompanhar a interação em classe, o que pode gerar desmotivação e desinteresse pelo conteúdo, interferindo negativamente no aprendizado.”

Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-base Sala de aula invertida: caracterização e reflexões sobre os cuidados necessários na adoção da metodologia da sala de aula invertida, analise as afirmativas a seguir:


I. Inserir outras tecnologias digitais diversifica as opções, mas é fundamental que todas sejam integradas à proposta.

II. Testes são necessários, pois é necessário avaliar a aprendizagem.

III. As concepções equivocadas ou mal elaboradas pelos alunos devem ser descartadas pelos professores.


Está correto apenas o que se afirma em:

A) I e II

B) I, II e III

C) II

D) I

E) II e III


7) Atente para a citação: 


“[...] as desigualdades são marcadas pela ilusão de um realismo que permitiria a todos participar com iguais condições dos diferentes espaços e meios proporcionados pela sociedade capitalista e essencialmente tecnológica. O mercado audiovisual e tecnológico cria a ilusão de a todos servir, embora muitos se contentem apenas com o fast-food televisivo e com a esperança de um dia poder acessar todos os bens. Consumidores efetivos e consumidores imaginários reforçam os objetivos do mercado”.


Após esta avaliação, caso queira consultar a imagem, ela está disponível em: PORTO, Tania Maria Esperon. As tecnologias de comunicação e informação na escola; relações possíveis... relações construídas. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, jan./abr. 2006, p. 43.


Tendo em vista a citação acima e os conteúdos do texto-base A formação inicial do professor para o uso das tecnologias de comunicação e informação  sobre a exclusão social, o uso das TCI e o papel da escola, leia as afirmativas abaixo:


I. Num país onde não existe uma educação de qualidade, não se pode aceitar que esta educação se preocupe apenas com a lógica de mercado.


II. A escola pública garantiu a ampla difusão das novas tecnologias da informação.


III. A escola deve assumir a função de universalizar o conhecimento e a informação. 


Está correto apenas o que se afirma em:


A) I

B) I e III

C) I e II

D) III

E) I, II e III

💡 2 Respostas

User badge image

Financeiro PilotoDiesel

também preciso

0
Dislike0
User badge image

Simone Gomes

qual resposta ????

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais