Buscar

Avaliação: Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:512538) ( peso.:1,50) Prova Objetiva:

1.O método científico constitui de uma atividade racional para explicação da realidade, utilizando métodos, pesquisa, teorias já testadas e base de dados. Quais são os tipos de métodos científicos?

a) Comparativo, científico, classificatório, estatístico e estudo de caso.b) Científico, laboratorial, reflexivo, base de dados e matemático.c) Histórico, semelhante, estudo estatístico, matemático-físico e geográfico.d) Histórico, comparativo, estudo de caso, estatístico ou matemático e etnografia.

💡 2 Respostas

User badge image

Jossiane Borges

Assim, consideramos fundamentalmente com base nos autores logo citados, que a resposta correta é : Histórico, comparativo, estudo de caso, estatístico ou matemático e etnografia.


Explicação:


Método histórico

Este tipo de método leva em conta o passado, remetendo aos pesquisados a necessidade de resgatarem as raízes daquilo que se pretende pesquisar, por exemplo, a vida, as instituições e os costumes têm origem no passado. (DIAS, 2005)


Método comparativo

Tem como foco comparar vários tipos de grupos, comunidades, instituições e fenômenos sociais, com o objetivo de reconhecer semelhanças ou diferenças nos procedimentos. (DIAS, 2005).


Método do estudo de caso

De maneira sintética, podemos afirmar que, para Yin (2005), o estudo de caso consiste no estudo profundo e exaustivo (intensivo) de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento, sendo escolhido ao se examinar acontecimentos contemporâneos, quando não se podem manipular comportamentos relevantes.


Método estatístico ou matemático

Reúne procedimentos estatísticos ou matemáticos para medir o objetivo pesquisado, é conhecimento também “quantitativo”, porque os dados são manipulados estatisticamente para confirmar suas relações. Sua principal característica é a frieza e credibilidade dos números. (DIAS, 2005, p. 39).


Etnografia

A etnografia é o estudo de pessoas e de grupos, em primeira mão, durante um período de tempo, que utiliza a observação participante ou entrevistas para desvendar o comportamento social. A pesquisa etnográfica procura revelar os significados que sustentam as ações sociais; é feita através do envolvimento direto do pesquisador nas interações que constituem a realidade social para o grupo em estudo.(GIDDENS, 2004, p. 514).



1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais