Buscar

Como se define a teoria da bala mágica?

💡 2 Respostas

User badge image

Nathalia Silva

Modelo da teoria da comunicação que compara uma mensagem a uma injeção de uma seringa hipodermica. Foi uma das primeiras tentativas de se explicar os efeitos da comunicação de massa na opiniao pública.
0
Dislike0
User badge image

Ariane Souza

Teoria da Agulha Hipodérmica ou Teoria da Bala Mágica é a teoria da comunicação que acredita que a mensagem enviada pelo emissor atinge o receptor como uma bala, ou uma agulha hipodérmica (que perfura a pele profundamente), sem encontrar resistência. Essa informação atingiria todos os indivíduos da mesma maneira, desconsiderando critérios pessoais de interpretação. Foi desenvolvida pela Escola Norte-Americana na década de 30, com o objetivo de compreender as influências da comunicação no comportamento da população, para ser possível pensar estratégias para exercer influência comportamental sobre o povo.

Hoje a Teoria Hipodérmica é considerada ultrapassada, por ter um embasamento extremamente simples, considerando a massa de indivíduos completamente homogênea, desconsiderando qualquer particularidade social, política, religiosa ou histórica. Nela, todos os indivíduos são pensados como equivalentes e acredita-se que recebam as mensagens da mesma forma. Entretanto, considera-se uma teoria importante por ter sido a primeira a ser desenvolvida na área da comunicação, abrindo espaço para a construção das demais produzidas posteriormente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais