Buscar

PATOLOGIA DA ESTRUTURA Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário

  1. Na etapa de execução, os problemas que podem acontecer com as fundações são algumas, EXCETO: 


  1. FUNDAÇÕES SUPERFICIAIS: muitas dessas fundações não possuem projetos adequados e pessoas qualificadas para realizá-los, sendo utilizadas como base obras vizinhas ou uma abordagem empírica de publicações, e não sendo adequadas à situação real.
  2. VOLUMES CONCRETADOS: por meio do controle preciso dos volumes de concreto, é possível identificar a ocorrência de falhas no processo de execução, uma vez que o volume real deve estar de acordo com o volume teórico previsto; caso contrário, as fundações poderão apresentar problemas estruturais.
  3. FUNDAÇÕES PROFUNDAS: nem sempre essas fundações são executadas de acordo com o projeto, pois existem algumas limitações (em equipamentos, comprimento e diâmetro das fundações, por exemplo) que, aliadas às condições de campo, decretam mudanças no projeto original.
  4. CABEÇA DAS ESTACAS DE CONCRETO: geralmente, ao final da execução, os topos das estacas se encontram em diferentes níveis e, para que sejam reduzidos ao tamanho necessário, são utilizadas ferramentas pesadas e de impacto, que podem causar danos às estruturas, tanto no topo, quanto no fuste (corpo) das estacas, trincando-as.
  5. FUNDAÇÕES SOBRE ATERRO: ocorrem devido ao desconhecimento dos mecanismos que estão envolvidos, em projetos executados por profissionais não especialistas em geotecnia, que desconhecem dos efeitos relativos aos recalques nesses casos.

Pergunta 2


  1. O solo é o meio de suporte dos carregamentos, e é de suma importância conhecer o seu comportamento. Sua capacidade de carga e de deformabilidade são variáveis e dependem de alguns fatores principais, EXCETO:
  2. Tipo e estado do solo (areais em vários estados de compacidade e argilas em vários estados de consistência).
  3. Carga não aplicada.
  4. Interferência das fundações próximas.
  5. Situação (cota) do lençol freático.
  6. Tipo de fundação (superficial ou profunda).


Pergunta 3


  1. “A área responsável pelo estudo das origens, formas de manifestação e consequências, bem como, dos mecanismos responsáveis pela ocorrência dos defeitos em construções civis”. A que se refere a descrição acima?
  2. Acidentes ocupacionais
  3. Desenvolvimento tecnológico
  4. Edificações
  5. Deteriorização
  6. Patologia

Pergunta 4


  1. As fundações superficiais são mais utilizadas em obras de pequeno porte (cargas baixas), para solos rígidos e rochosos, e são assentadas em profundidades de até duas vezes a sua menor dimensão em planta. Os principais tipos de fundação superficial são:
  2. Bloco, Sapata e Radier.
  3. Estacas, Tubulão e Radier.
  4. Bloco, Tubulão e Radier.
  5. Superficiais, Rasas ou Diretas e Profundas.


Pergunta 5


  1. Partindo do pressuposto de que as fundações vão se movimentar, seja durante a construção ou após a conclusão, é muito importante saber distinguir os possíveis movimentos a que estão suscetíveis. Sobre os problemas em fundações, julgue a INCORRETA.
  2. Se todos os elementos de fundação tiverem o mesmo recalque absoluto, ocorrerão fissuras sendo possível prever se outros danos poderão ser causados, como o rompimento de canais de água e esgoto ou o desnível entre a rua e a entrada da obra.
  3. O recalque diferencial causa distorções em uma estrutura e, conforme a sua magnitude, pode provocar o aparecimento de fissuras na edificação, a inversão da inclinação de uma tubulação de esgoto ou até o colapso da superestrutura, pela geração de esforços não suportados por ela.
  4. As manifestações patológicas mais comuns em elementos estruturais, resultantes do movimento relativo entre as fundações, são as fissuras.
  5. Durante a fase de análise e projeto de uma fundação, faz-se a estimativa dos recalques admissíveis, que são valores obtidos por meio de dados técnicos coletados de obras no passado e que servem apenas como recomendação, devendo ser utilizados com cautela.
  6. Um elemento de fundação poderá estar sujeito tanto a recalques absolutos, que são os deslocamentos verticais descendentes, quanto a recalques diferenciais, que representam a diferença entre recalques absolutos de quaisquer elementos de fundação.


Pergunta 6


  1. “Caracterizam a manifestação patológica em si, as lesões ou os defeitos, que podem ser caracterizados e classificados mediante inspeções visuais.” A que se refere a descrição acima?
  2. Consequências
  3. Mecanismo
  4. Causa
  5. Sintomas
  6. Origem


Pergunta 7


  1. Define-se como patologia das estruturas a área responsável pelo estudo das origens, formas de manifestação e consequências, bem como, dos mecanismos responsáveis pela ocorrência dos defeitos em construções civis. De maneira análoga à patologia na área da medicina, além do estudo e da identificação das causas desses defeitos, há outros termos que podem ser empregados em edificações, quais são?
  2. Afilaxia, Diagnóstico, Prognóstico ambiental, Terapia e Anamnese.
  3. Profilaxia, Diagnóstico atemporal, Prognóstico, Terapia educacional e Anamnese.
  4. Profilaxia, Diagnóstico atemporal, Prognóstico, Terapia e Anamnese.
  5. Profilaxia, Diagnóstico, Prognóstico ambiental, Terapia educacional e Anamnese.
  6. Profilaxia, Diagnóstico, Prognóstico, Terapia e Anamnese.



Pergunta 8


  1. A qualidade de uma edificação nada mais é do que as características que ela possui, levando em conta a satisfação do usuário, a economia de insumos (materiais, mão de obra, equipamentos), a proteção dos trabalhadores e a preservação da natureza. Ela é função direta de como se realizam o projeto e a construção das edificações. Os requisitos de desempenho, por sua vez, representam qualitativamente os atributos que uma edificação deve ter, de acordo com os requisitos do usuário. Estes são classificados em (ABNT NBR 15575-1:2013):
  2. De segurança, de habitabilidade e de sustentabilidade.
  3. De insegurança, de durabilidade e de concretagem.
  4. De segurança, de habitabilidade e de concretagem.
  5. De segurança, de durabilidade e de concretagem.
  6. De insegurança, de habitabilidade e de sustentabilidade.


Pergunta 9


  1. Sobre a investigação do subsolo, julgue V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

  2. ( ) Todas as edificações, seja durante a sua construção ou após a sua conclusão, estão submetidas a deslocamentos verticais lentos — os recalques — até que seja atingido o equilíbrio entre as cargas que chegam às fundações e o solo sob o qual elas estão construídas.
  3. ( ) Quando as fundações são mal concebidas, podem ocorrer recalques distintos entre os diversos apoios da edificação, denominados de recalques diferenciais, podendo ocasionar a abertura de trincas nas alvenarias e nas estruturas.
  4. ( ) Os problemas em fundações não tem origem na investigação do subsolo, durante a análise e o projeto, e sim na sua execução e em eventos após a sua construção, englobando a degradação do solo.
  5. F V F
  6. F F F
  7. V V F
  8. V F V
  9. V V V


Pergunta 10


  1. Em um projeto estrutural, há diversos aspectos que podem resultar em problemas graves, se não forem avaliados corretamente, quais são?
  2. Modelização estrutural inadequada.
  3. Alterações nas estruturas e nas condições do terreno.
  4. Avaliação incorreta das cargas.
  5. Detalhamento deficiente de armaduras.
  6. Inadequação ao ambiente.
  7. Interação soloestrutura defeituosa.
  8. Juntas de dilatação falhas.
  9. Sobrecargas excessivas.


💡 10 Respostas

User badge image

Paola Souza

8) a

3
Dislike0
User badge image

Manuel Pedro Teixeira de Melo

Pergunta 3 a resposta e patologia
2
Dislike0
User badge image

MICAEKI MJH

1-A

2-D3-C4-E

2
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais