Buscar

Questão 1/10 - Sociedade Brasileira Contemporânea Leia o seguinte excerto de texto:

Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o processo de abertura da ditadura civil e militar, marque a alternativa correta:

A- Apesar da tentativa de manter o controle sobre a abertura política, a Aliança Renovadora Nacional (Arena) não conseguiu criar um novo partido para seus aliados devido ao desgaste do regime.

B- A Lei Orgânica dos Partidos de 1979 foi mais um passo na lenta e controlada abertura política, em que os apoiadores do regime estiveram abrigados no novo Partido Democrático Social (PDS).

C- Além de caminhar para a abertura política, estudiosos dizem que a LOPP serviu para enfraquecer o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que se dividiu em diversos partidos e deixou de existir.

D- Durante a criação de novos partidos, houve a reedição do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), e o fato de Brizola criar o Partido Democrático Trabalhista (PDT) mostrava seu rompimento político com o seu legado trabalhista histórico.

E- O PT, também conhecido como Partido Trabalhista, foi o herdeiro natural do legado de Vargas, João Goulart e Juscelino Kubitschek.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais