Buscar

Qual a principal crítica que Husserl faz ao pensamento científico de sua época? Como essa crítica se articula com o surgimento da Fenomenologia?

💡 2 Respostas

User badge image

Talita Nolasco JS

Para Hurssel a consciência não é uma substância (alma), mas uma atividade constituída por ações, percepções e imaginações e os chama de  noesis  e o objetivo do ato é a  noema  ( MOREIRA , 20 10 ).  Hurssel (1900 ),  cria a redução fenomenológica, um método, que consiste em suspender  todas as teorias pré-existentes  para ir ao encontro do fenômeno, tendo como resultado não só o que se pensa, mas a correlação entre o pens amento e o objeto do pensamento (apud  DARTIGUES,  2013).  

Segundo Holanda (1998), a fenomenologia propõe ser uma ciência descritiva das essências das vivências e Moreira (2010) complementa que para Hurssel, a entendendo como ciência, deveria ser um método sem predisposições evitando pressupostos da filosofia moderna.

1
Dislike0
User badge image

LILIAN DIAS ALVES RIBEIRO

Husserl não desconsidera o racional e nem o empírico, ele coloca a fenomenologia com uma terceira possibilidade. Afirma que a fenomenologia é um método descritivo, que analisa e não deve taxar somente com base no que é sabido, deve ser estudado. Assim, coloca-se acima da mera experiência prática numa atitude antinaturalista. Despe-se de todos os preconceitos orientando-se por evidências apodíticas. Evidencia as essências como significações e sentidos dos objetos ou fato constitutivos do vivido imediato, vez que a fenomenologia não se interessa imediatamente pelos objetos ou pelos fatos, mas pelos sentidos que neles podem ser percebidos. Através da descoberta da intencionalidade critica a ideia positivistas e sua objetividade e insere a subjetividade na ciência surgindo uma revisão das verdades tidas como cientificamente inabaláveis e a ciência assume significado humano e dentro desse processo surge a fenomenologia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais