Buscar

Quais os erros no processamento radiográfico e suas causas?

💡 1 Resposta

User badge image

Erika m

"Radiografia amarelada: o filme não foi lavado corretamente. No processamento automático a máquina faz a lavagem do filme e já libera a radiografia pronta, sequinha. Já no processamento manual, devemos fazer duas lavagens, uma intermediária, quando tiramos o filme do revelador e outra final, em água corrente, de preferência (20 minutos).

Mancha Branca: gota de fixador em contato com o filme antes do processamento. Cuidado na manipulação dos líquidos de revelação.

Mancha Preta: gota de revelador em contato com o filme.

Radiografia Escura: super-revelação, aumento da concentração do revelador, aumento da temperatura do revelador, revelar a película com o papel que o envolve (no caso do filme periapical), exposição do filme à luz.

Radiografia Clara: sub-revelação, baixa temperatura do revelador, fixador contaminado pelo revelador, revelador oxidado ou saturado, deixar a película radiográfica mais que 24 horas na água.

Riscada: unhas do operador tocando o filme ou contato com outros filmes. Radiografias arranhadas, tendo a emulsão removida da base do filme.

Rachadura: filme colocado em alta temperatura ou soluções de processamento em baixas temperaturas.

Embaçamento: filme vencido, filme exposto à luz durante o processamento.

Bolhas de ar: o ar é aprisionado na superfície do filme após este ser colocado na solução processadora, impedindo os produtos químicos de afetarem a emulsão naquela área.

Tremida: radiografias com contornos não nítidos, devido ao movimento do filme, aparelho ou paciente durante a exposição;

Impressão digital: filmes manuseados com os dedos contaminados;"

fonte: http://www.caithec.com.br/noticias/29/Quais%20os%20principais%20erros%20no%20processamento%20radiogr%C3%A1fico%20e%20como%20preveni-los%3F


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais