Buscar

Drawback

Drawback é um regime aduaneiro especial especial existente para incentivar as exportações brasileiras e foi criado por meio do Decreto n.º 37 de 1966. O drawback tem como maior objetivo o incentivo à exportação fazendo que que o preço de venda seja reduzido tendo em vista toda a desoneração prevista e ainda para que o produto brasileiro possa competir com produtos similares no mercado externo. No drawback _________ admite-se a discriminação genérica da mercadoria e o seu respectivo valor, dispensadas a classificação na NCM e a quantidade tendo em vista que serão importados e adquiridos no mercado interno tantos produtos para a fabricação do material a ser exportado que a descrição de cada item no drawback seria um trabalho tão grande que as empresas não se utilizariam deste benefício para a redução da tributação.


Marque a única opção correta a respeito do regime especial acima mencionado.

A)Drawback Genérico.

B)Drawback Sem Expectativa de Pagamento.

C) Drawback Agrícola

D)Drawback para Fornecimento no Mercado Interno.

E) Drawback Comum

💡 3 Respostas

User badge image

Fabricio Oliveira

A)Drawback Genérico.

1
Dislike0
User badge image

Naue David de Godoi

Existe no Regime Aduaneiro Especial de Drawback, em sua modalidade suspensão, a possibilidade de utilização do regime na forma conhecida como “Drawback Genérico”, em que a confecção dos atos concessórios é mais simples que as demais modalidades, pois não há a obrigatoriedade de apontar-se inicialmente todos os itens que farão parte de tal processo. Recentemente tem havido restrições para o deferimento dos atos concessórios pleiteados na forma genérica, sendo esse o assunto tratado nesse artigo.

 

Na confeccão um ato concessório que não seja genérico no Drawback Web exige a discriminação de todos os itens que vão compor o AC, com o seguinte detalhamento:

 

NCM; Descrição; Quantidade (na Unidade Estatística do NCM); Valor; Cobertura Cambial; Se há resíduos decorrentes do processo produtivo;

 

No Drawback Genérico deve-se discriminar em um único item a descrição genérica das mercadorias que serão objeto do pleito e o seu respectivo valor total, não sendo exigido o preenchimento de todos os detalhes apontados acima. Traz diversas vantagens para seus usuários, destacando-se como a principal a desnecessidade de contínua promoção de alterações no ato concessório, o que pode ser um problema e travar as importações caso as alterações sejam submetidas à análise.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais