Buscar

O controle dos votos nas eleições pelos coronéis na República das Oligarquias, era chamado de

💡 2 Respostas

User badge image

Deivid Christopher

Voto de cabresto

O Controle do voto da população rural pelos coronéis ficou conhecido popularmente como "voto de cabresto".
O "coronel" (geralmente um proprietário de terra) foi a figura chave no processo de controle do voto da população rural. Temido e respeitado, a influência e o poder político do coronel aumentavam a medida em que ele conseguisse assegurar o voto dos eleitores para os seus candidatos. Por meio do emprego da violência e também da barganha (troca de favores), os coroneis forçavam os eleitores a votarem nos candidatos que convinha aos seus interesses.
0
Dislike0
User badge image

Sofia Pinatti

Voto de Cabresto. Para ganhar as eleições a oligarquia decidia o candidato (mineiro ou paulista) e contactava os coronéis que faziam com que aquele candidato fosse o vencedor. Para isso, os coronéis se utilizavam de vários meios, favores, benefícios, ameças ou violência para fazer com que os seus subordinados votasse naquele que ele mandou. O coronel também exercia uma influência "paternal", pois era padrinho de filhos dos trabalhadores o que aumentava sua influência psicológica sobre eles. O que mais facilitava para que essa prática continuasse a existir era o fato de o voto não ser secreto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais