Buscar

Como os EUA ultilizaram o poder marítimo para assumir o papel de hegemonia internacional após a primeira Guerra mundial ?

💡 2 Respostas

User badge image

José Nelson Lourenço Cruz

O poder marítimo dos EUA só se tornou hegemônico após a Segunda Guerra Mundial. Na Primeira Guerra Mundial, a Talassocracia era exercida pela Grã-Bretanha. Ela acabou com a sua maior rival - a marinha alemã - e manteve seu poder marítimo até a Grande Crise de 1929, quando foi obrigada a descomissionar os grandes couraçados/cruzadores, mesmo que alguns permanecessem em serviço como o "Hood" e o "Ark Royal" - ambos afundados durante a Segunda Guerra Mundial. Na Primeira Guerra Mundial o Brasil tinha uma das maiores armadas, mas chegou tarde para participar do conflito devido à Febre Amarela que se abateu sobre as tripulações das belonaves nacionais. Os EUA só auxiliaram a Inglaterra em 1940 com a "Lei de Arrendamento e Empréstimo" na qual "emprestou" 40 contratorpedeiros datados da 1ª Guerra e impediram a invasão da Grã Bretanha pelos nazistas na "Operação Leão Marinho" Só a partir de 1940 há um esforço real dos americanos em construir porta aviões para se defender, principalmente da armada nipônica. E é daí que vem o poderio naval norte americano. Espero ter ajudado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais