Buscar

Dúvida sobre ética na administração

Você trabalha na empresa Correta Ltda., onde exerce suas atividades na área contábil. No último mês, algumas guias foram calculadas incorretamente e, quando você descobriu, através da conciliação mensal do mês seguinte, revelou ao seu gestor, que solicitou que não contasse a ninguém sobre as guias, pois isso geraria uma multa exorbitante para a empresa.


No entanto, é muito difícil manter sigilo sobre esse tipo de equívoco, pois as guias que são elaboradas pelo setor contábil são enviadas para o setor financeiro para serem pagas. Isso poderia ser feito de maneira que o outro setor não notasse, mas implicaria omissão de um erro grave.


Com base na situação apresentada, o que você deveria fazer? O setor financeiro faria o pagamento das guias recalculadas ou deveria aceitar fazer o que está sendo solicitado pelo seu gestor? Em que isso acarretaria no setor contábil, além do cálculo das multas?


💡 2 Respostas

User badge image

Filomena Moraes

O setor financeiro faria o pagamento das guias recalculadas .


0
Dislike0
User badge image

BEATRIZ SOUZA DA SILVA

A situação apresentada contraria o Código de Ética do Contador, pois fica evidente que o gestor desconsiderou completamente a questão ética do profissional. Neste caso, não haveria como manter sigilo sobre a situação, pois as guias seriam calculadas novamente, devendo ser paga a diferença do valor gerado com o pago anteriormente.

Seria preciso fazer lançamentos contábeis de ajustes relativos às guias e o lançamento das multas calculadas e pagas. Não seria possível omitir tal fato, pois a situação ficaria visível ao setor financeiro, mesmo que o contador e o gestor não contassem, pois perceberiam no momento em que fossem realizar o pagamento relativo às multas das guias.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais