Buscar

Direito de Família - Ajuda - Referente art. 1520, anterior a mudança de 2019?

Referente ao art. 1.520, CC, anterior à mudança no primeiro semestre de 2019, o consentimento da vítima, sua eventual experiência sexual anterior ou a existência de relacionamento amoroso entre o agente e a vítima, afastaria a ocorrência do crime? Explique.

💡 2 Respostas

User badge image

Amafia lemes

o casamento do menor de 16 anos – denominado por parcela da doutrina como casamento infantil – já era proibido pelo nosso sistema jurídico, mesmo antes da mudança e como premissa geral, havendo apenas duas exceções previstas no anterior art. 1.520 do Código Civil que tinham sido sobremaneira mitigadas, a saber: a) para evitar a imposição e o cumprimento de pena criminal; e b) em caso de gravidez.
1
Dislike0
User badge image

carolina souza

Em 2005, a Lei 11.160 revogou os incisos VII e VIII do artigo 107 do Código Penal, que previam o casamento do estuprador com sua vítima como causa extintiva da punibilidade.

Porém, a Lei 11.160/2005 revogou tão somente os dispositivos do Código Penal, deixando de alterar o artigo 1.520 do Código Civil, que decorria exatamente da possibilidade de extinção de pena pelo casamento. A previsão normativa do diploma civil é ainda mais incômoda do que a admissão de que qualquer pena seja remidapelo casamento – ela trata da possibilidade de remissão de pena em caso de estupro de adolescentes, inclusive do estupro de vulnerável.


O texto civil permitia o casamento voluntário apenas por maiores de 16 anos, com apenas duas exceções: em caso de gravidez da jovem menor de 16 e em casos que o casamento servirá para extinguir a pena de um dos nubentes. Como a proposta deste artigo foi alinhar a norma civil com a norma penal, o dispositivo tinha justificativa no ordenamento jurídico até 2005, quando da revogação dos incisos VII e VIII do artigo 107 do Código Penal. Sua manutenção depois disso, no entanto, requer a reflexão dos motivos que sustentam a permissão do casamento de adolescentes com seus agressores sexuais.


O permissivo do artigo 1.520 autoriza até mesmo o casamento de crianças com seus estupradores, haja vista a ausência de imposição de idade mínima para o enquadramento na exceção. Assim, mesmo em se tratando de estupro de vulnerável, quando o consentimento é considerado impossível pela legislação, o casamento entre vítima e agressor estaria autorizado – mesmo que o consentimento não fosse exarado, por ser inadmissível.



1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais