Buscar

explique a diferença entre um deslocamento da curva de oferta e um movimento ao longo dela

💡 1 Resposta

User badge image

Filipe Oliveira

Olá,


Antes de tudo precisamos entender que uma Curva de Oferta explicita como uma quantidade ofertada poderá mudar conforme ocorrem aumentos ou diminuições nos preços (assumindo a condição "ceteris paribus").


Obs.: Ceteris Paribus diz da curva de oferta quando todos os outros fatores além do preço e quantidade do produto x, se mantém constantes.


Dessa forma, uma variação ao longo da curva sinaliza alterações nas quantidades ofertadas ou nos preços.



Entretanto, a curva pode ser deslocar para a direita e para a esquerda (ou de forma complementar para cima e para baixo) se ocorrerem mudanças em outros fatores que não preço e quantidade. Dessa forma, por exemplo, uma empresa que produz soja para exportação pode ter um deslocamento em sua curva de oferta caso ocorra um desastre natural e destrua sua plantação, impactando numa redução drástica da quantidade ofertada e um aumento nos preços.


Dessa forma pode-se ler um deslocamento para a esquerda (redução da quantidade ofertada) ou ainda, um deslocamento para cima (um aumento nos preços).


Conclusão:


a) Se desloca ao longo da curva devido a variações nos preços e quantidades condicionados ao princípio Ceteris Paribus;

b) A curva se desloca devido a fatores externos como causas naturais, inovação tecnológica, políticas governamentais, queda nos preços dos insumos, etc.


Espero ter ajuda.

Abraços!

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais