Buscar

Psicologia à educação

2º) Bianca tem 4 anos. Ele está brincando na varanda e percebe que necessita de mais brinquedos, pois já utilizou todos as panelinhas disponíveis, então fala bem alto: “Vou até o meu quarto, pois preciso subir e pegar duas panelinhas de cores diferentes para minha comidinha. Preciso ir rápido”. Este processo é considerado

I.                  O principal ponto de convergência entre a percepção de Piaget e Vygostky, já que ambos percebem que a trajetória de desenvolvimento do pensamento e da linguagem acompanha a trajetória de outras funções psíquicas, ou seja, vem de dentro para fora.

II.               O principal ponto de divergência entre a percepção de Piaget e Vygotsky, pois explicita a diferenciação de percepção deste teóricos, quanto à importância dos fatores internos e dos externos (sociais), para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

III.            Fala difusa, que para Vygostsky, é um indicador importante de que a linguagem usada inicialmente, apenas com função de comunicação interna (atividade social intrapsíquica), passa a ser um meio de organização do pensamento da ação, ganhando função externa, (atividade interpsíquica); o percurso é dentro para fora.

IV.            Fala egocêntrica, que, para Vygostsky, é um indicador importante de que a linguagem usada inicialmente, apenas com função de comunicação (atividade social interpsíquica), passa a ver um meio de organização do pensamento da ação, ganhando função externa, (atividade individual, intrapsíquica); o percurso é de fora (social) para dentro (individual).


V.                Fala egocêntrica, que, para Piaget, assinala um processo de transição entre os estados mentais individuais não-verbais, de um lado, e o discurso socializado e o pensamento lógico, de outro; o percurso é de dentro para fora.


Assinale a alternativa correta:

a) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

b) Apenas as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

c) Apenas as afirmativas V, I e III são verdadeiras.

d) Apenas as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.

e) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.

8º) Lucas está no 6° ano, estuda neste semestre a Antiguidade Clássica. Mediante um roteiro explicado pela professora de História, ele precisa fazer um levantamento de informações sobre o tema. Para tanto, utilizou buscadores da internet, livros e enciclopédias, mas observando as orientações da professora, não fez cópias, construiu seu próprio texto. A ação de Lucas, segundo a teoria de Vygostsky é:

a) uma ação direta, pois respondendo a um estímulo ? a solicitação da professora ? Lucas emitiu uma resposta, realizou a pesquisa solicitada, cumprindo as orientações previamente estabelecidas.

b) uma manifestação das funções psicológicas elementares, já que supera as reações automatizadas ou os atos reflexos, caracterizando-se como atividade que requer reflexão e uso de comportamento voluntário.

c) uma ação indireta, pois Lucas não definiu diretamente as ações a serem realizadas, serviu-se das explicações e orientações da professora para realizar sua atividade, portanto não é ato voluntário, mas determinado externamente.

d) uma ação mediadora, ou seja, Lucas utilizou instrumentos (computador, livros...) e signos (palavras, letras, números, imagens...) para construir as informações solicitadas, bem como, serviu-se do apoio adulto (da professora) para realizar a atividade.

e) uma manifestação das funções psicológicas inferiores, já que supera as reações automatizadas ou os atos reflexos, caracterizando-se como atividade que requer reflexão e uso de comportamento voluntário.


 

 

9º) A teoria comportamental é muito utilizada na escola, pois o professor pode usar vários recursos, tanto para instalar como para extinguir um comportamento. Assim, crie um exemplo de como o professor pode utilizar o condicionamento operante para instalar o comportamento de leitura em seus alunos.


10º) Cunha (2000), para a Psicanálise, as questões objetivas como: método, planejamento, conteúdos das matérias, etc. São questões menos importantes no ato de educar. Neste sentido, o que importa para a teoria humanista no ato de educar?

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais