Buscar

Explique por que os sofistas são relacionados a professores e advogados ?

💡 1 Resposta

User badge image

Ederson Rodrigues Cordeiro

Os Sofistas eram considerados grandes mestres e oradores do saber na Grécia Antiga. Esta nomeação se deu pela inovação em propor uma educação em que fosse acessível, qualquer pessoa, desde que se pagasse por isso. A finalidade da educação sofista era um ensino que fosse articulado as necessidades do aluno. Na época o momento era de convencer para vencer, o recurso da oratória, persuasão e o movimento essencial de compreender as leis da cidade inicialmente restritas aos aristocratas, tornava uma pessoa pertencente a pólis vigente, ou seja, cidadão grego por excelência com prestígio.

Deste processo, eles eram considerados inimigos do grande filósofo Sócrates. Este considera que a educação deveria ser alinhada a virtude, formação do homem grego a verdade. Para os Sofistas, a verdade (relativa), se encontrando no modo de saber articular, palavras, emoção, falácias ao território da disputa por excelência, a Ágora (praça pública), onde então se dava prestígio, reconhecimento e sobretudo, retorno financeiro.

Assim, o pensamento sofista continua presente em nossa sociedade, hoje não mais como charlatões pela boca de Platão, Aristóteles, mas como um importante processo de expansão de um direito ao saber por todas as idades, pois na própria expressão sofista toda cidade deveria girar entorno da visão de "O homem é a medida de todas as coisas".

Espero ter ajudado e mande mais, adoro auxiliar.

Éder.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais