Buscar

No sistema recursal do Código de Processo Civil pode-se afirmar o seguinte:


Se numa ação com pedidos cumulados, o juiz sentenciar os dois pedidos improcedentes o autor somente poderá apelar se recorrer de ambos.

Quando as decisões dos Tribunais se sobrepõe às decisões de 1ª instância é correto tecnicamente afirmar que houve ¿reforma¿ (ex: ¿a sentença foi reformada¿), sendo que o julgamento proferido pelo tribunal não substituirá a decisão impugnada no que tiver sido objeto de recurso.

Na primeira instância, da sentença cabe apelação e recurso ordinário, da decisão interlocutória é cabível agravo de instrumento e embargos de declaração.

Na primeira instância, da sentença cabe apelação e embargos de declaração, da decisão interlocutória é cabível agravo de instrumento e embargos de declaração, e dos despachos segundo disposição do CPC/15 não cabe recurso.

Na primeira instância, da sentença cabe apelação e embargos de declaração, da decisão interlocutória é cabível agravo de instrumento e embargos de divergência, e dos despachos cabe agravo de instrumento.


💡 2 Respostas

User badge image

Amanda Albuquerque

Resposta: Letra D - Na primeira instância, da sentença cabe apelação e embargos de declaração, da decisão interlocutória é cabível agravo de instrumento e embargos de declaração, e dos despachos segundo disposição do CPC/15 não cabe recurso.


Justificativas (de acordo com o CPC):

Art. 1.009. Da sentença cabe apelação.


Art. 1.022. Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: (tanto sentença quanto decisão interlocutória)

I - esclarecer obscuridade ou eliminar contradição;

II - suprir omissão de ponto ou questão sobre o qual devia se pronunciar o juiz de ofício ou a requerimento;

III - corrigir erro material.


Art. 1.015. Cabe agravo de instrumento contra as decisões interlocutórias que versarem sobre:


Art. 1.001. Dos despachos não cabe recurso.

0
Dislike0
User badge image

Natália Darros

No sistema recursal do Código de Processo Civil pode-se afirmar o seguinte: Se numa ação com pedidos cumulados, o juiz sentenciar os dois pedidos improcedentes o autor somente poderá apelar se recorrer de ambos. Na primeira instância, da sentença cabe apelação e embargos de declaração, da decisão interlocutória é cabível agravo de instrumento e embargos de declaração, e dos despachos segundo disposição do CPC/15 não cabe recurso. Na primeira instância, da sentença cabe apelação e embargos de declaração, da decisão interlocutória é cabível agravo de instrumento e embargos de divergência, e dos despachos cabe agravo de instrumento. Na primeira instância, da sentença cabe apelação e recurso ordinário, da decisão interlocutória é cabível agravo de instrumento e embargos de declaração. Quando as decisões dos Tribunais se sobrepõe às decisões de 1ª instância é correto tecnicamente afirmar que houve ¿reforma¿ (ex: ¿a sentença foi reformada¿), sendo que o julgamento proferido pelo tribunal não substituirá a decisão impugnada no que tiver sido objeto de recurso.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais