Buscar

Descreva os conceitos e fundamentos a respeito do déficit de O2 e do consumo de O2 na recuperação (EPOC)

Descreva os conceitos e fundamentos a respeito do déficit de O2 e do consumo de O2 na recuperação (EPOC). Qual a relação das variáveis com a intensidade do exercício físico e com o gasto energético? Por que o EPOC pode ser utilizado para a estipulação do tempo de recuperação e intervalos de exercício físico?

Explique 

💡 2 Respostas

User badge image

Ítalo Caê de Oliveira

O primeiro estágio, conhecido como Epoc rápido, é quando o organismo precisa restabelecer a temperatura corporal e os estoques de oxigênio e de creatina, além de remover o "lixo metabólico" resultante do processo que ocorre durante a atividade física. Na segunda fase, ou Epoc lento, acontece a recuperação dos estoques de glicogênio muscular e a ativação do metabolismo de gordura, por conta da ação de alguns hormônios. 

0
Dislike0
User badge image

joseli loreto

o déficit de oxigênio é definido pela diferença entre o consumo de O2 nos primeiros minutos de exercício e um período equivalente após o estado estável ser alcançado  ​​Os indivíduos treinados atingem o estado estável do VO2 mais rápido do que os indivíduos sem treinamento e, como consequência, apresentam um déficit de oxigênio menor. Porque apresentam adaptações cardiovasculares ou musculares induzidas pelo treinamento de resistência e, a produção aeróbia de ATP está ativa antes do início do exercício, o que acarreta uma produção menor de lactato e H no indivíduo treinado, em comparação ao indivíduo sem treinamento.



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais