Buscar

Disserte sobre as noções de “direito objetivo e direito subjetivo”.

💡 2 Respostas

User badge image

Bianca de Oliveira Magalhães


O direito objetivo é o conjunto de normas que o estado mantém em vigor. Constitui uma entidade objetiva frente aos sujeitos de direitos, que se regem segundo ele.

Já o direito subjetivo, designa a faculdade da pessoa de agir dentro das regras do direito (FACULTAS AGENDI). É o poder que as pessoas têm de fazer valer seus direitos individuais.

0
Dislike0
User badge image

Gabriel Alex

Direito Objetivo: É aquele que se faz materializado, ou melhor, se faz realizado por meio da norma jurídica, para validar a necessidade, em grande parte relacionada a um poder/dever/fazer em sociedade(norma agendi). A nossa dourina majoritária tem sustentado que o direito objetivo é aquele que é detentor da demonstração do interesse em sociedade. A nossa jurisprudência tem demonstrado que o direito objetivo atende ao interesse da coletividade. Exemplo: A norma jurídica permite contrair casamento e define os critérios para sua celebração juridicamente válida, sendo assim, estamos diante do direito objetivo.

Direito Subjetivo: É o direito pelo qual atende a necessidade e o interesse de cada cidadão, ou melhor, refere- se a faculdade do efetivo direito que cada cidadão manifesta diante do fazer ou deixar de fazer, conforme o interessa da lei para sustentar a faculdade de agir. Exemplo: Os nubentes, observando os comandos legais exercem a faculdade de celebrar o casamento( poder/fazer), dessa forma, estamos diante do direito subjetivo.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais