Buscar

Atividade 3 Leitura e Produção Textual - Gestão Comercial

Atividade 3 Leitura e Produção Textual - Gestão Comercial

Atualização:


Segue a nova proposta de atividade.

Devido a pandemia decorrente do coronavírus, de importância internacional, as escolas públicas e particulares estão fechadas por tempo indeterminado. Diante desse cenário, e da proposta da atividade prática da Unidade 3, quem ainda não enviou a atividade, pode simular uma situação problema vivenciada na instituição, cuja solução dialogue com o curso. A situação deve ser analisada do ponto de vista da dificuldade da criança.

O trabalho pode ser realizado individualmente ou em grupo de, no máximo, três integrantes. Não há necessidade de registro fotográfico.

O relatório deve conter:

- Uma página;- Descrição da situação problema (objetivo, justificativa);- Etapas de desenvolvimento (metodologia, estratégias, didáticas);- Principais resultados da pesquisa (observações no decorrer do processo);- Colocar as atividades no corpo da plataforma Blackboard;- Atividades realizadas em grupo, cada integrante envia da sua platforma/login.

Estudantes que enviaram a atividade anteriormente serão corrigidas, conforme orientação anterior. As novas atividades serão corrigidas sem nenhuma penalidade por conta da nova proposta.

Qualquer nova dúvida estou à disposição.

Abraços,


Atividade original


1-2020 - Educação

Proposta de atividade Prática para as disciplinas de licenciaturas

Leitura e Produção Textual

A proposta de desenvolvimento de atividade prática tem como objetivo permitir aos estudantes maior liberdade de criação e aplicação dos conhecimentos junto aos alunos do ensino regular e ONGs. 

A atividade pode ser feita em grupo de três alunos ou individualmente. Caso seja feita em grupo, cada integrante deverá encaminhar pelo Blackboard o relatório da atividade, para obtenção de nota.

A carta de apresentação estará disponível em breve, enquanto isso, verifiquem as etapas de análise da atividade, bem como escolha do texto a ser trabalhado, bem como as demais fases e, não menos importante, a escolha da instituição.

 

Objetivo: Selecionar textos em diferentes gêneros para análise e prática (verificação de marcas pertinentes ao gênero, léxico, contexto, construção dos sentidos, utilização de variações de linguagem e utilização de normas da Língua Portuguesa).

CARTA DE APRESENTAÇÃO - Para facilitar a entrada do aluno na instituição escolhida.

Etapas de análise:

  1. Escolher o texto que será trabalhado;
  2. Analisar marcas do gênero;
  3. Selecionar trechos para análise da construção dos sentidos a partir da escolha lexical;
  4. Identificar na materialidade linguística as marcas do nível de linguagem acionado (formal/informal), bem como exemplificações de normas e usos da Língua Portuguesa;
  5. Registrar todas as etapas descrevendo o processo;
  6. Aplicar a análise com os alunos da instituição selecionada (grupos de cinco alunos).
  7. Promover com os alunos um círculo de debate sobre as intencionalidades inerentes ao texto escolhido, destacando a necessidade de leitura proficiente, ou seja, leitura que identifique na materialidade linguística a construção dos sentidos. 

Público-alvo

O estudante pode aplicar a atividade prática para alunos:

Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Comunidades, Organizações não-governamentais e Igrejas.

Obs.: Mínimo 5 (cinco) alunos participantes para realização das análises.  

As formas de aplicação da atividade prática podem ser:

Análises de texto escrito da esfera jornalística inclusive, entretenimento. (Podem ser outros gêneros, além do jornalístico).

Vale salientar que o formato está diretamente ligado às plataformas de aplicação.

  • Na modalidade texto, relatório de uma página, que deve conter:

- Descrição da atividade (objetivo, justificativa)

- Etapas de desenvolvimento (metodologia, estratégias, didáticas)

- Principais resultados da pesquisa (observações no decorrer do processo)

- Colocar as atividades no corpo da plataforma Blackboard.


💡 7 Respostas

User badge image

Neia Oliveira

Etapas da análiseNotícia analisada:Escolas atuam para evitar abandono dos estudos durante a pandemia.Eventos sociais surgem das necessidades e atividades sócio-culturais e com grande influência das inovações tecnológicas. Então os grandes suportes tecnológicos da comunicação (rádio, televisão, jornal, internet, revistas) vão propiciando e abrigando gêneros novos bastante característicos.Informações sobre o gênero: A reportagem apresenta informações sobre fatos, sendo assim  a finalidade desse gênero é a divulgação de pesquisas, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma padrão da língua. Nessa reportagem o gênero jornalístico constitui-se por um jornalismo informativo, visando em termos gerais, narrar fatos noticiosos.Em geral a reportagem é um gênero considerado problemático, pois se trata de uma atividade social que não possui definição clara dentro de um campo linguístico,tampouco na literatura do jornalismo. Segundo Kindermann e Bonini (2006, p. 39) estudos a respeito do gênero discursivo reportagem a caracterizam de dois modos básicos: como uma notícia ampliada e como um gênero autônomo.Público alvo: Fundamental 1 - 2º Ano do Colégio Hostílio MarquesDescrição da atividade:O objetivo da demonstração dessa matéria foi para que as crianças que hoje estão podendo estudar (mesmo que em EAD devido a pandemia) tenham conhecimento que essa não é a mesma realidade para todos, pois tem criança que gostariam de estar estudando e infelizmente não estão podendo, ou por morar em locais remotos sem acesso a tecnologia ou até por falta de verba financeiras dos pais para que possam financiar um melhor estudo para a seus filhos, sem contar as crianças que não podem estudar, pois precisam trabalhar para ajudar os pais. Porém mesmo com toda essa dificuldade, em alguns lugares ou algumas escolas com pessoas que amam a profissão que é alfabetizar o futuro do nosso pais que são as crianças, estão correndo atrás para que os alunos não percam esse ano letivo e que não desfalcam o seu aprendizado, e isso tem dado resultado positivo.A atividade foi feita via Zoom com minha sobrinha e os amiguinhos da sala dela do 2º ano do ensino fundamental do colégio Hostílio Marques/Osasco.Etapas do desenvolvimentos:Foi apresentado a matéria sobre a educação no Acre para que eles pudessem comparar a situação dessas crianças e da infraestrutura que eles têm comparados com a de outros estados que não são tão ricos como São Paulo, e as crianças que não tem a mesma oportunidade e possibilidade que eles.Principais resultados da pesquisas: primeiro foi identificado que a linguagem era formal e bem clara, pois as crianças não tiveram dificuldade para entender o texto.
22
Dislike0
User badge image

Adriana Correa Bueno

Nossa tbm queria essa atividade muito dificil
13
Dislike1
User badge image

Samella Samantha

Otima!
3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais