Buscar

Outras doenças também assolavam outras cidades do Brasil: a cólera, varíola, malária, peste bubônica, tuberculose e outras.

No início do século XX, o país vivia um momento histórico de grandes mudanças devido a chegada do progresso, mas também ocorriam epidemias. Como a epidemia de febre amarela no Rio de Janeiro e São Paulo. Outras doenças também assolavam outras cidades do Brasil: a cólera, varíola, malária, peste bubônica, tuberculose e outras.

O quadro de saúde da época era esse. De que forma se dava o acesso à saúde:

1- Quem tinha carteira assinada e seus dependentes tinham acesso a atendimento médico e hospitalizações em locais com alta tecnologia, os pobres iam nas benzedeiras e/ou curandeiras.

2- A população pobre só dispunha de atendimento nos Postos de Saúde (Atenção Primária à Saúde) e os ricos tinham convênios de saúde.

3- Os princípios do SUS: integralidade, equidade e gratuidade eram seguidos, sendo de acesso a todos do território brasileiro.

4- A população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantidos pela Igreja. E os ricos podiam pagar.

5- Ricos e pobres eram atendidos da mesma forma, através de agendamento com médicos especialistas


💡 1 Resposta

User badge image

Mayris Souza

????
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais