Buscar

Higiene e Segurança

Questão 1

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Marcar questão

Texto da questão

As bactérias, os fungos, os parasitas, os vírus e outros microrganismos. Eles podem ser distribuídos em classes por ordem crescente de risco, classificados segundo os seguintes critérios: patogenicidade para o homem, virulência, modos de transmissão, disponibilidade de medidas profiláticas eficazes, disponibilidade de tratamento eficaz e endemicidade. O texto se refere a um dos cinco tipos de riscos, a qual se identifica como:

Escolha uma:

a. Risco Ergonômico.

b. Risco Biológico. 

c. Risco Químico.

d. Risco Físico.

e. Risco de Acidentes

Feedback

Sua resposta está correta.

A resposta correta é: Risco Biológico..

Questão 2

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Marcar questão

Texto da questão

Insalubre é tudo aquilo que não é saudável, portanto, as atividades insalubres são aquelas que deixam os empregados expostos a agentes nocivos em intensidade ou tempo acima dos limites de tolerância permitidos. Esses limites são estabelecidos conforme a natureza e a intensidade do agente, a natureza do trabalho e o tempo de exposição do trabalhador. Em relação a insalubridade marque “V” para “verdadeiro” e “F” para “Falso” e marque a alternativa com a seqüência correta.

     - Insalubridade é a qualidade ou característica daquilo que não é saudável, que origina     uma doença ou deixa um ambiente doentio.

- Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) é uma garantia de eliminação da insalubridade quando fornecido.

- A insalubridade é definida levando em conta o tempo de exposição do trabalhador ao agente nocivo, ou agressivo, e a natureza do trabalho e do agente.

- A utilização de EPI é exigida enquanto a condição de insalubridade não for eliminada desde que ele tenha capacidade efetiva de neutralizar o agente agressivo.

- O empregador poderá optar pelo pagamento do adicional de insalubridade independente de perícia do Ministério do Trabalho. 

Escolha uma:

a. V-V-V-F-V

b. F-V-V-V-F

c. F-F-V-V-V

d. V-F-V-V-F 

e. V-V-F-F-V

Feedback

Sua resposta está correta.

A resposta correta é: V-F-V-V-F.

Questão 3

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Marcar questão

Texto da questão

O _________________é responsável pelos exames médicos obrigatórios (admissional, periódico, de retorno ao trabalho, por mudança de função e demissional) e pelo programa de acompanhamento da saúde dos empregados. Todos os empregadores e instituições que admitem empregados devem constituir também o ____________, que tem sua elaboração e implementação obrigatória estabelecida pela __________. Marque a alternativa que contem a seqüência correta da afirmação.

Escolha uma:

a. PPRA, PCMSO, NR-09.

b. LCAT, PCMSO, NR-09.

c. PCMSO, PPRA, NR -09. 

d. PPRA, LTCAT, NR-09.

e. PCMSO, LTCAT, NR-09.

Feedback

Sua resposta está correta.

A resposta correta é: PCMSO, PPRA, NR -09..

Questão 4

Incorreto

Atingiu 0,00 de 1,00

Marcar questão

Texto da questão

A Norma Regulamentadora, NR 15 – Atividades e Operações Insalubres, que tem embasamento jurídico nos artigos 189 e 192 da CLT, descreve quais são as atividades, as operações e os agentes insalubres e estabelece os limites de tolerância. Dessa forma, ela define as situações que podem ser caracterizadas como insalubres e quais os meios de proteger os trabalhadores das exposições nocivas à saúde. Em relação a NR – 15 é correto afirmar que: Marque a resposta correta.

Escolha uma:

a. Limite de tolerância é o limite de contenção do EPI – Equipamento de Proteção Individual que não ocasionará dano à saúde do trabalhador em relação aos riscos expostos. 

b. Para saber quais atividades ou operações expõem os trabalhadores e o grau de insalubridade delas, o empregador deve se informar no INSS.

c. Trabalhadores que executam suas funções em condições consideradas insalubres não têm direito a receber um acréscimo salarial, o adicional de insalubridade.

d. Segundo a Norma Regulamentadora, NR 15 consideram-se atividades ou operações insalubres que são as mencionadas nos anexos desta NR; as executadas acima dos limites de tolerância, que são previstos também nos anexos dessa norma.

e. Esta NR não estabelece os procedimentos obrigatórios nas atividades ou operações insalubres, ou seja, atividades executadas acima dos limites de tolerância, que não necessitam ser comprovadas por meio de laudo de inspeção.

Feedback

Sua resposta está incorreta.

A resposta correta é: Segundo a Norma Regulamentadora, NR 15 consideram-se atividades ou operações insalubres que são as mencionadas nos anexos desta NR; as executadas acima dos limites de tolerância, que são previstos também nos anexos dessa norma..

Questão 5

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Marcar questão

Texto da questão

As empresas são obrigadas a fornecer o EPI (Equipamento de Proteção Individual) ao empregado sempre que as medidas gerais e a utilização dos EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) não suprir a proteção completa contra acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais relacionadas ao ramo de atividade. Conforme texto da Norma Regulamentadora – NR 6, considera-se EPI (Equipamento de Proteção Individual):

Escolha uma:

a. todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. 

b. todas as ferramentas utilizadas na execução dos serviços visando à proteção dos trabalhadores.

c. todo equipamento destinado a proteção Individual do empregador.

d. todo equipamento utilizado pelo empregador, destinado à proteção de riscos do trabalhador.

e. todas as ferramentas e utensílios que os trabalhadores utilizam ao desenvolver suas atividades.

Feedback

Sua resposta está correta.

A resposta correta é: todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho..

Questão 6

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Marcar questão

Texto da questão

Até chegarmos a uma legislação moderna sobre saúde e segurança do trabalho, vencemos desafios de implantação e a aceitação do empregador na aplicação de métodos de segurança e saúde no trabalho. Segurança do trabalho é uma área de engenharia e medicina do trabalho. Ela envolve um conjunto de ciências e tecnologias relacionadas à consciência e higiene do trabalho que buscam a proteção das pessoas em seus locais de trabalho. Em situações de risco, os objetivos da segurança do trabalho são:

Escolha uma:

a. identificar, controlar e prevenir acidentes

b. identificar, avaliar, controlar e prevenir acidentes 

c. controlar, avaliar e prevenir acidentes

d. identificar e prevenir acidentes.

e. avaliar, identificar e prevenir acidentes

Feedback

Sua resposta está correta.

A resposta correta é: identificar, avaliar, controlar e prevenir acidentes.

Questão 7

Incorreto

Atingiu 0,00 de 1,00

Marcar questão

Texto da questão

Com base nos estudos a cerca da NR 04 – SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) é uma equipe de profissionais que trabalham para empresas a fim de garantir a integridade física e promover a saúde dos trabalhadores. Para dimensionamento do SESMT o empregador deve basear-se em quais critérios?

Escolha uma:

a. ao dimensionamento da CIPA e ao numero de trabalhadores do estabelecimento

b. a quantidade de riscos ambientais levantados no ambiente de trabalho

c. a Graduação do risco da atividade principal e ao número de total de empregados do estabelecimento

d. a existência de CIPA e a quantidade de funcionários do estabelecimento

e. a quantidade de trabalhadores do estabelecimento e ao número de profissionais da área de Segurança e Medicina do trabalho da empresa 

Feedback

Sua resposta está incorreta.

A resposta correta é: a Graduação do risco da atividade principal e ao número de total de empregados do estabelecimento.

Questão 8

Incorreto

Atingiu 0,00 de 1,00

Marcar questão

Texto da questão

As classes de incêndio e seus símbolos, servem para auxiliar na identificação dos tipos de incêndio e o agente extintor. Assim, você saberá identificar o tipo de extintor adequado para cada tipo de incêndio. Em relação as classes de incêndio, qual alternativa identifica os materiais de Classe A? Marque a resposta correta.

Escolha uma:

a. Materiais sólidos, Papel, Madeira , tecido

b. Materiais de metais pirofóricos. Magnésio, zircônio, alumínio

c. Materiais elétricos energizados. Aparelhos som ,tv , pc, motores elétricos

d. Materiais voláteis. Tinner, acetona, éter

e. Materiais combustíveis Líquidos Inflamáveis e Gases. Álcool, gasolina e glp 

Feedback

Sua resposta está incorreta.

A resposta correta é: Materiais sólidos, Papel, Madeira , tecido.

Questão 9

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Marcar questão

Texto da questão

A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, é um órgão interno da empresa, supracorporativo e independente, constituído por representantes do empregador, indicados por ele, e representantes dos empregados, eleitos pelos trabalhadores. Ela tem o objetivo de unir ambos os lados para tratar da prevenção de riscos e acidentes no local do trabalho. Com base nos conhecimentos adquiridos, assinale qual é a NR – Norma regulamentadora que refere-se à CIPA?

Escolha uma:

a. Norma Regulamentadora – NR 05 

b. Norma Regulamentadora – NR 03

c. Norma Regulamentadora – NR 07

d. Norma Regulamentadora – NR 08

e. Norma Regulamentadora – NR 13

Feedback

Sua resposta está correta.

A resposta correta é: Norma Regulamentadora – NR 05.

Questão 10

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Marcar questão

Texto da questão

Sabemos que devem ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes. As cores utilizadas nos locais de trabalho para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto nas normas técnicas oficiais. Qual é a Norma Regulamentadora, NR, que estabelece a utilização de cores para identificação de produtos e gases? Marque a resposta correta.

Escolha uma:

a. NR – 25.

b. NR – 18.

c. NR – 10.

d. NR – 26. 

e. NR – 28.

Feedback

Sua resposta está correta.

A resposta correta é: NR – 26..

💡 1 Resposta

User badge image

Danilo Basques

A NR-26

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais