Buscar

qual seria o Papel de Florence Nightingale e Ana Justina Nery na enfermagem?

💡 2 Respostas

User badge image

Aline Vasconcelos

 Em 1854 foi enfermeira de guerra e, durante os combates, os soldados fizeram de Florence o seu anjo da guarda, pois de lanterna na mão percorria as enfermarias dos acampamentos, atendendo os soldados doentes. Por este motivo ela ficou conhecida mundialmente como A Dama da Lâmpada. Ao retornar da guerra em 1856, recebeu um prêmio em dinheiro do governo inglês em reconhecimento ao seu trabalho. Ela usou este dinheiro e deu início à Primeira Escola de Enfermagem, fundada no Hospital Saint Thomas, em 1859.


Ana Néri em 1864, quando seus dois filhos foram convocados para a Guerra do Paraguai (1864-1870), ela não resistiu à separação da família e colocou-se à disposição do governo para ir à guerra, sendo considerada a primeira enfermeira voluntária do Brasil. O seu nome foi dado à primeira Escola de Enfermagem oficializada pelo Governo Federal, em 1923. Ana Néri faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de maio de 1880.

0
Dislike0
User badge image

bruno pereira

estas duas mulheres tiveram um papel importante na enfermagem de sua época enfrentando preconceitos e quebrando paradigmas que a sociedade empunhava em aquele tempo.

Florence nightingale foi nascida em Florença (Itália) pois veio de família rica e durante sua juventude e infância aprendeu francês,alemão e latim, além de historia e religião com o pai, mesmo sendo de família rica Florence era bastante humilde e não se conformava com os padrões sócias da sua época, a jovem costumava a visitar os moradores de vilarejos mais necessitados que estavam em péssimas condições de saúde e vida, aos 14 anos percebeu que a enfermagem era um chamado de deus e tinha nascido para cuidar dos mais necessitados, mas enfrentou discórdia da família pois esta profissão não era bem vista antigamente e quem a praticava eram mulheres geralmente pobres, em 1852 Florence foi a hospitais em Dublin e Edimburgo aonde aprendeu diversos métodos de cuidado com os pacientes, mas foi em paris no hospital lariboisiére, que vislumbrou alternativas para cuidar dos pacientes com ar fresco e a luz, Florence acabou adotando esta teoria miasmática, com o inicio da guerra da Crimeia, em 1854 Florence foi chamada para cuidar dos soldados feridos tornando-se chefe de enfermagem pois nesta época as condições de higiene e saúde eram bastante precárias e Florence teve um papel importante nesta ocasião pois conseguia enxergar o que os outros não enxergavam na enfermagem pois tinha uma organização e conhecimento dos de mais criou um tipos de alimentação adequada para cada paciente além de diferentes tipos de repouso sem contar com a organização e limpeza do seu local aonde abrgava os seus pacientes, seu empenho e da sua equipe acabou sendo satisfatório na guerra reduziu quase que 50% da taxa de mortalidade de seus pacientes, o que rendeu a ela conhecimento internacional.

com a base que vivenciou na guerra escreveu diversos livros cerca de 200 obras além de panfletos com conhecimentos e crenças que adquiriu com a enfermagem. sua atividade intelectual seguiu ate os anos 80 aonde foi interrompida por uma cegueira por conta de doenças.

Florence acabou adquirindo febre tifoide durante a guerra da Crimeia durante este período acamada desenvolveu um projeto de escola de enfermagem, o curso tinha duração cerca de um ano aonde as aulas eram ministradas por médicos sendo de origem teóricas e praticas, alguns dos fundamentos da escola era o atendimento aos pobres e ligação com escolas, além de seu importante papel na guerra da Crimeia, ela foi consulta durante a guerra civil americana sobre forma de gerenciar hospitais militares em aquela época, 1867 sua consultoria ajudou o saneamento básico e militares da índia.

Florence acabou morrendo em 13 de agosto de 1910, em Londres aos 90 anos em sua homenagem 12 de maio o dia do seu nascimento no brasil é comemorado o dia da enfermagem


Florence Nightingale foi a mulher que fundou a Enfermagem moderna e destacou-se no tratamento de feridos em guerras. ... Ela foi a pioneira no tratamento de feridos em batalhas, ficando famosa pela sua atuação na Guerra da Crimeia.


Ana Néri nascida em vila de cachoeira Paraguaçu foi uma pioneira na enfermagem teve três filhos e foi casada com Isidoro Antônio Néri capitão de fragata da marinha que estava sempre no mar Ana Néri acabou ficando viúva muito cedo aos 29 anos de idade e a responsabilidade da casa já era sua, seus filhos foram o cadete Pedro Néri, e os médicos Isidoro Antônio Neri filho, e Justiniano de castro rebelo, sensibilizada com a separação dos filhos durante a guerra acabou se inscrevendo na guerra do Paraguai para atuar como enfermeira, em rio grande de sul ela aprendeu noções de enfermagem com irmãs de caridade de são Vicente de Paulo com 51 anos acabou sendo incorporada no ao décimo batalhão de voluntários, começou seu trabalho em hospitais cuidando dos feridos durante a guerra.

Apesar das faltas de condição e pouca condições de higiene ela se destacou com seu empenho e dedicação a enfermagem com seus próprios recursos acabou montando uma enfermaria modelo em assunção capital do Paraguai,

em 1870 voltou com três órfãos de guerra para criar e foi condecorada com medalhas de prata e a medalha humanitária e primeira classe.

0. A primeira escola oficial de enfermagem de alto padrão no Brasil foi fundada por Carlos Chagas em 1923 e em 1926 recebeu o nome de Ana Néri, em homenagem à primeira enfermeira brasileira. O dia do enfermeiro é comemorado em 20 de maio.


na Nery atendia às exigências que elevariam o status social e moral da enfermeira do século XX e tornou-se símbolo da enfermagem brasileira. BIOGRAFIA: Anna Justina Ferreira nasceu em 13 de dezembro de 1814, em Cachoeira de Paraguaçu, interior do estado da Bahia.


Fim.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais