Buscar

Como identificar trofismo muscular ou tônus muscular no exame físico?

💡 2 Respostas

User badge image

Tamires Veiga

O tonus muscular é velocidade dependente e deve ser avaliado de forma passiva. Como? Voce deve movimentar o membro da musculatura a ser avaliada de forma rapida e passiva (ou seja, sem ajuda do paciente para contração muscular). Se sentir algum tipo de resistencia durante o arco com essa movimentacao que nao foi sentida com a mobilizacao passiva provavelmente o tonus do mesmo está aumentado.

1
Dislike0
User badge image

Yasmim Macedo

O trofismo muscular nada mais é do que o volume do musculo, esse que será avaliado apenas na inspeção comparando o volume dos grupos homólogos. Podendo estar normal, hipertrófico , hipotrófico ou atrófico.

Enquanto o tonus denota-se a força de contracao do músculo, que inicialmente é avaliada pela inspeção, em seguida realiza-se a palpação dos grupamentos homólogos e por fim, faz-se a movimentação passiva dos membros podendo perceber qualquer alteraçao do tonus. Há também as manobras de punho-ombro e calcanhar nádega para serem realizadas

Em casos de hipertônico, denota-se comum a presenca do sinal do canivete que apresenta resistencia no inicio da movimentação passiva e logo depois realiza o movimento normalmente. Esse sinal é comum em caso de Síndrome Piramidal (lesão tardia)

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais