Buscar

Direito do Trabalho: Quais seriam as possibilidades que imputam o sócio retirante a arcar com os débitos da sociedade?

Carlos é sócio em um restaurante na cidade de Taubaté, acontece que há muito tempo se encontra insatisfeito com o lucro do empreendimento. Por esta razão se retirou da sociedade empresária, com as devidas providências na respectiva junta comercial. Incorre que após 38 meses de sua retirada, Jubileu recebeu um notificação referente a uma reclamatória trabalhista ajuizada há poucos dias. Sobre a hipótese apresentada e considerando a atual redação da CLT, Carlos será responsável pelos débitos da sociedade? Quais seriam as possibilidades que imputam o sócio retirante a arcar com os débitos da sociedade?

💡 1 Resposta

User badge image

Marcelo Almeyda

Carlos não será responsável, já que até dois anos ( ou seja somente 24 meses e não 38) depois de averbada a modificação do contrato, responde o cedente solidariamente com o cessionário, perante a sociedade e terceiros, pelas obrigações que tinha como sócio.


justificativa:

Em relação aos sócios retirantes e sua responsabilidade, preveem os artigos 1003 e 1032 do Código Civil:

Art. 1.003. A cessão total ou parcial de quota, sem a correspondente modificação do contrato social com o consentimento dos demais sócios, não terá eficácia quanto a estes e à sociedade.

Parágrafo único. Até dois anos depois de averbada a modificação do contrato, responde o cedente solidariamente com o cessionário, perante a sociedade e terceiros, pelas obrigações que tinha como sócio.

Art. 1032. A retirada, exclusão ou morte do sócio, não o exime, ou a seus herdeiros, da responsabilidade pelas obrigações sociais anteriores, até dois anos após averbada a resolução da sociedade; nem nos dois primeiros casos, pelas posteriores e em igual prazo, enquanto não se requerer a averbação.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais