Buscar

assinale aquela que corresponde à descrição da reação apresentada e à enzima representada pelo número 2 (na figura):

As reações da via glicolítica são importantes para a manutenção da homeostase celular, pois produzem metabólitos importantes para a célula e aumentam a quantidade de ATP disponível.

Considerando este contexto, analise a reação química ilustrada na figura a seguir.

NELSON, D. L.; COX, M. M. Lehninger: princípios de bioquímica. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 549. (Adaptado).

 

Tendo como base as informações fornecidas e o conteúdo estudado no livro da disciplina, analise as afirmativas a seguir e assinale aquela que corresponde à descrição da reação apresentada e à enzima representada pelo número 2 (na figura):

Opções de pergunta 3:


a) 

A retirada de uma hidroxila do segundo carbono e a posterior transferência para o primeiro carbono, catalisada pela enzima aldolase, promove a transformação de glicose 6-fosfato em frutose 6-fosfato.


b) 

A reação mostra a transformação da glicose 6-fosfato em frutose 6-fosfato, catalisada pela enzima glucotransaminase por adição de um hidrogênio em um carbono e de uma hidroxila no segundo carbono.


c) 

Na reação, a enzima glicose 6-fosfato desidrogenase catalisa a quebra do anel da glicose 6-fosfato, abrindo a estrutura, sendo que, posteriormente, essa ligação é refeita, mas no segundo carbono, formando a frutose 6-fosfato.


d) 

Na reação, catalisada pela fosfoglicose isomerase, ocorre primeiro a quebra da ligação entre um carbono e o oxigênio. Em seguida, o oxigênio é ligado a outro carbono, transformando uma aldose em uma cetose.


e) 

Na reação, a enzima fosfofrutoquinase catalisa a ligação de uma molécula de gás carbônico para formar o carbono que está para fora do ciclo, transformando glicose 6-fosfato em frutose 6-fosfato.


💡 2 Respostas

User badge image

Amanda Correa

D - A enzima fosfoglicose isomerase, também conhecida como glicose-6-fosfato isomerase, é uma enzima citosólica que catalisa a isomerização reversível da D-glicose-6-fosfato, uma aldose, em D-frutose-6-fosfato, uma cetose. Essa enzima é responsável pelo segundo passo da glicólise e também participa de outras vias metabólicas, como a gliconeogênese e a via das pentoses-fosfato.

0
Dislike0
User badge image

Dante Cezar

Oi amanda, poderia explicar em um desenho o porque essa alternativa?


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais