Buscar

O que diferencia o conhecimento científico do senso comum?

A psicologia é uma ciência que estuda o comportamento dos seres humanos em interação com o seu meio, ao contrário do que muitos pensam, não é um discurso vazio, superficial ou desnecessário. É pautado em uma infinidade de estudos, e tem em sua origem, influências das principais correntes filosóficas. Nesse fórum, nosso intuito é abordar essas origens:

💡 5 Respostas

User badge image

Hugo Henrique

O conhecimento científico é aquele baseado (testado e comprovado) segundo o método científico, ou seja, que deriva de um protocolo parametrizado e sistemático baseado em observações e experimentações, que servem para atestar a veracidade ou falsidade de determinada teoria. Ja o senso comum é um pensamento que não foi testado, verificado ou metodicamente analisado. Geralmente, o conhecimento de senso comum está presente em nosso cotidiano e é passado de geração a geração.
1
Dislike0
User badge image

Castigo Benjamim

O conhecimento científico é um saber disciplinado que se alcança por meio de critérios como a observação, a experimentação e a crítica. Logo, a ciência é uma especialidade de pensamento – ela só é produzida a partir de pesquisas feitas por cientistas treinados e Senso comum ou conhecimento vulgar é a compreensão do mundo resultante da herança fecunda baseada nas experiências acumuladas por um grupo social. O senso comum descreve as crenças e proposições que aparecem como "normais", sem depender de uma investigação detalhada para se alcançar verdades mais profundas, como as científicas.

1
Dislike0
User badge image

Mariele Panax

Conhecimento científico é testado e aprovado por profissionais capacitados, e senso comum é a narrativa de uma história contada de geração em geração de conhecimento de todos e sem nenhuma prova concreta. Espero ter ajudado.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais