Buscar

economia

Leia o texto a seguir sobre o mercado de tênis para responder a questão: 

 

MERCADO DE TÊNIS 

 

O mercado de tênis pode ser classificado como uma concorrência monopolista em que há: muitos produtores; muitos compradores; e diferenciação de bens conforme o nicho de mercado. Assim, algumas empresas, ou marcas, se destacam como a Asics, a Adidas, a Mizuno, a Nike, a Fila, a New Balance, a Puma, a Reebok, entre outras. As firmas que produzem os tênis para estas marcas decidem empregar os seus fatores de produção em linhas de corrida ou de passeio, por exemplo, e isto pode ser ilustrado pela Curva de Possibilidade de Produção (CPP ou FPP). Observe no gráfico da CPP a seguir, que, em pleno emprego, o aumento da produção de tênis de passeio, implica na redução da produção de tênis de corrida. 

 

Gráfico – Curva de Possibilidade de Produção – Exemplo da produção de Tênis (Unidades = Pares) 



Captura de Tela 2020-01-31 às 09.49.45.png


Sobre o gráfico da CPP da produção de tênis, considerando que uma unidade de tênis é um par, é possível afirmar que: 


  1. O custo de oportunidade de produzir 30.000 unidades de tênis de corrida é produzir 15.000 unidades de tênis de passeio.
  2. O custo de oportunidade de produzir as primeira 20.000 unidades de tênis de passeio é deixar de produzir 20.000 unidades de tênis de corrida. 
  3. O custo de oportunidade de produzir 20.000 unidades de tênis de passeio é deixar de produzir 5.000 unidades de tênis de corrida. 
  4.  O custo de oportunidade de produzir 30.000 unidades de tênis de passeio é produzir 5.000 unidades de tênis de passeio.
  5.  O custo de oportunidade de produzir 20.000 unidades de tênis de passeio é produzir 20.000 unidades de tênis de passeio. 

💡 6 Respostas

User badge image

Carolina Malta

3. O custo de oportunidade de produzir 20.000 unidades de tênis de passeio é deixar de produzir 5.000 unidades de tênis de corrida
12
Dislike0
User badge image

Rebekah Mikaelson

O custo de oportunidade de produzir 20.000 unidades de tênis de passeio é deixar de produzir 5.000 unidades de tênis de corrida.
7
Dislike0
User badge image

André Gama

CORRETO - O custo de oportunidade de produzir 20.000 unidades de tênis de passeio é deixar de produzir 5.000 unidades de tênis de corrida.

Isso pode ser observado na gráfica, quando se faz o corte da capacidade ociosa, sendo que para uma produção de 15.000 unidades tênis de corrida, haverá uma produção de 20.000 unidades de tênis de passeiopor tanto, se reduz a produção de tênis de corrida para elevar o custo de oportunidade de produzir maior quantidade de tênis de passeio.


3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais