Buscar

Quais os sistemas administrativos pro posto por Likert ?

💡 1 Resposta

User badge image

maddalena agnoletto

Os sistemas administrativos propostos por Likert são: Autoritário

Coercitivo, Autoritário Benevolente, Sistema Consultivo e Participativo.

A.O primeiro sistema apresentado pelo autor, Autoritário Coercitivo é caracterizado por ser fechado, sem que os funcionários tenham uma certa liberdade de comunicação com os diretores da empresa. Nesse tipo de sistema não há muita tecnologia, e tudo o que acontece dentro da organização é controlado de forma mais rígida.


No sistema Autoritário Benevolente é parecido com o Coercitivo, porém não chega a ser tão fechado, é também autoritário, mas não com tanta rigidez. Nele é possível estabelecer alguma comunicação com os membros da organização, é mais condescendente.


No Consultivo os funcionários da organização conseguem estabelecer uma comunicação, ele tende a ser mais participativo, e as pessoas do grupo tendem a ser mais encorajadas para falarem a respeito de suas respectivas situações na empresa.


E por fim, o sistema Participativo é o mais democrático de todos, uma vez que as decisões são feitas de acordo com a opinião dos demais, e os funcionários são mais motivados em relação aos dos outros sistemas.


B. Todos esses sistemas podem ser adotados por qualquer empresa, porém não necessariamente uma organização precisa escolher em um estilo destes. A instituição pode fazer mesclas dos sistemas, irá depender dos seus objetivos e de como os funcionários se comportam.

Portanto, não existe uma regra geral.


Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/13070191#readmore

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais