Buscar

quem desenvolveu o basquete? como foi?

💡 4 Respostas

User badge image

Caio Neves

James Naismith. Ele era um professor de educação física e recebeu uma missão desenvolver uma atividade física, do diretor do colégio que lecionava. A missão uma atividade que fosse realizada em um local fechado e que também pudesse ser realizada ao ar livre.
0
Dislike0
User badge image

Guilherme Dotti

Origem 


O basquetebol (popularmente conhecido como basquete) surgiu no ano de 1891, nos Estados Unidos. Seu criador foi James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield (estado de Massachusetts – EUA).

 

Primeira partida da história


O primeiro jogo de basquete que temos conhecimento e registro foi realizado no dia 20 de janeiro de 1892. Foram formadas duas equipes da Associação Cristã de Moços de Springfield. Este jogo foi interno e não foi presenciado por público. Somente no dia 11 de março deste mesmo ano uma partida pôde ser assistida por público de fora da Associação. Nesta ocasião, os alunos da associação venceram o time dos professores pelo placar de 5 a 1. Aproximadamente duzentas pessoas assistiram ao jogo. 

 

Formalização das regras 


Durante dois anos os jogos só eram realizados na Associação Cristã e as regras ficaram restritas a este local. Em 1894, profissionais da União Atlética Amadora tomaram conhecimento do novo esporte e resolveram formalizar as regras. 

 

No ano de 1896, foi realizado o primeiro jogo feminino de basquete. Na ocasião, as alunas da Universidade de Stanford venceram a equipe da Universidade da Califórnia. 

 

Nos primeiros anos do basquete ainda não havia uma bola específica para este esporte. As partidas eram realizadas com uma bola de futebol. Porém, no ano de 1894, a Chicope Falls, empresa de Massachusetts, desenvolveu a primeira bola de basquete. 

Fonte: suapesquisa.com

disponível em: https://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_do_basquete.htm acesso em 19/04/2020


0
Dislike0
User badge image

lia rago

 O basquete foi criado em 1891 nos EUA, por um professor de Educação Física, chamado James Naisith. Este jogo foi desenvolvido para ser praticado em lugares fechados durante o inverno, e também em lugares abertos no verão. A ideia original era criar um esporte menos violento que o futebol americano. Aliado à isso, o professor criador pretendia integrar os alunos nas aulas de educação física e estimular a coletividade dos grupos. No início o esporte era praticado com uma bola semelhante à de futebol e somente em 1984 que a bola de basquete, tal qual conhecemos hoje,

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais