Buscar

É possível variar a posição sem mudar a velocidade? É possível variar a velocidade sem mudar a posição?

💡 1 Resposta

User badge image

Jhon

1-Sim. Se admitirmos que a velocidade não muda estamos apenas dizendo que a aceleração é nula. Isso em nada impede que o corpo não esteja em movimento. A 2 lei de Newton afirma que, de maneira escalar, $F_R=m.a$. Agora lembremos que a aceleração é o agente físico que informa como a velocidade muda no tempo. No nosso caso a velocidade não muda e portanto a aceleração é 0. Sendo assim, a força resultante sobre o corpo será $F_R=m.0=0$. Pela primeira lei de Newton, sabemos que esse corpo pode estar em um de dois estados possíveis:

(i) se o corpo se encontra em repouso, e portanto com posição fixa e consequentemente com velocidade nula, vai continuar em repouso e sem velocidade tangencial - equilíbrio estático de translação.

(ii) se o corpo se encontra em movimento com velocidade tangencial $\vec{v}$ vai permanecer em movimento com essa mesma velocidade - equilíbrio dinâmico de translação - MRU

Portanto, se o corpo já estiver se movendo, vai continuar se movendo com a mesma velocidade. Na antiguidade muitos cientistas, principalmente Aristóteles, achavam que para um corpo estar em movimento era necessário a ação de uma força constante. Com o tempo, Galileu e Newton conseguiram entender que a força altera o estado de movimento, e não o mantém.

2-Não. A definição de velocidade é: agente físico que inforna como a posição de um corpo muda no tempo. Se a posição de un corpo não muda no tempo a velocidade desse corpo é nula. Se a posição não mudar a velocidade vai ser sempre 0 e portanto não vai mudar.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais