Buscar

-O QUE CARACTERIZA A ESTRUTURA PERVERSA? -PORQUÊ RECEBE ESTA DENOMINAÇÃO?

Preciso de ajuda em relação a estrutura perversa

💡 2 Respostas

User badge image

Rubens Casal Del Rey

Caberia especificar em que tipo de abordagem você pretende fazer a leitura. No entanto, explicarei aqui a minha visão a partir da psicanalise.

Quando se fala em estrutura em psicanalise caímos inevitavelmente em Lacan, pois este, baseados nos preceitos freudianos, se ocupou com o termo estrutura (principalmente pela forte influencia do estruturalismo). Nesse sentido, cabe dizer que estrutura para esse autor diz respeito de uma posição subjetiva do sujeito em relação ao seu próprio desejo. Dito de outro modo, como o sujeito lidar com o próprio desejo e sua relação como Outro.

Nesse sentido, haveriam três grandes estruturas: Neurose (histeria e neurose obsessiva), Perversão e Psicose. Se em neurose falamos em recalque, na perversão devemos falar em negação da castração.

Para exemplificar isso retomo a imagem descrita por Freud sobre o fetichismo: O garoto, ainda muitos pequeno e de baixa estatura, olhará para os pés da mãe e fitaria os seus pés. Posteriormente ele se voltaria para cima e veria o genital da mãe. Ao contemplar a ausência do falo materno o sujeito é tomado por uma intensa angustia de castração, pois "se a minha mãe não tem o falo, é por que alguém a castrou". Frente a isso um sujeito que caminharia para uma estrutura neurótica reprimiria a cena, já o sujeito que caminharia para a perversão faria uso de um outro mecanismo de defesa: negaria a castração da mãe (assim também a sua própria), colocando outra coisa no lugar do falo. No caso citado, Freud vai dizer: O sujeito recua para a imagem antes da castração, ou seja, os pés (objeto que não muito raro é tomado como fetiche).


Voltando a Lacan, este vai colocar o perverso como um sujeito que negou a castração, desse modo ele lida como o desejo colocando algo no lugar do falo, tornando ele o possuidor do saber referente ao gozo. Em contraposição a isso o neurótico tem constante medo de perder o falo e ser castrado, o neurótico é o sujeito inseguro e precavido que queria muito ser um perverso mas não consegue. Vale lembrar a frase de Freud "A neurose é o inverso a perversão".


Espero ter ajudado em algo. Não darei uma referencia unica, pois esta é uma síntese feita por mim, mas com base nos meus estudos em Lacan e Freud.

Abraço, Rubens

1
Dislike0
User badge image

Gilcilene Matias

A não manifestação da dimensão intersubjetiva, a pessoa perversa busca o prazer continuamente, tanto em seus comportamentos como em suas fantasias
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais