A maior rede de estudos do Brasil

Qual o papel das instituições de atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua e a atuação da(do) pedagoga(go) nestes espaços?

Pedagogia

CEDERJ


2 resposta(s)

User badge image

Joelson Miranda Ferreira

Há mais de um mês

Dá abrigo para eles e assistência que deveria ser dado pela família

Dá abrigo para eles e assistência que deveria ser dado pela família

User badge image

Tiago Oliveira

Há mais de um mês

Uma das funções da(o) pedagoga(o) nesse tipo de instituição é oferecer a formação continuada e elaborar o planejamento com os educadores sociais. Para tanto, é preciso priorizar o apoio nas tarefas escolares das crianças e adolescentes e o acompanhamento da vida escolar dos acolhidos.


A despeito da prática pedagógica nessas instituições, a formação continuada oferecida pela pedagoga auxilia na atuação dos educadores sociais. Através da formação continuada, os educadores tomam conhecimento da política do ECA, dos níveis de acolhimento e dos documentos normativos da Instituição, que orientam sobre como o trabalho precisa ser realizado. Já nos planejamentos, a pedagoga cumpre o papel de sempre pensar as atividades propostas pelos educadores sociais tendo como base a realidade de uma casa, que tem uma rotina própria, que difere da rotina de uma escola, por exemplo.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes