Buscar

Quais são as regiões da cavidade nasal? Descreva a sua histologia?

💡 2 Respostas

User badge image

Mateus Ribeiro de Almeida

Possui a região do vestíbulo, em que o epitélio é bem semelhante e contínuo como o da pele, possui as vibrissas e é a porção inicial da cavidade nasal. Logo após teremos a porção respiratória e a olfatória. Na olfatória será a região especializada na detecção dos odores, seu epitélio será pseudoestratificado, com células receptóras olfatórias (neurônios bipolares), células de sustentação, células em escova (células sensoriais) e uma lâmina basal, logo acima dessa lâmina basal encontra-se a lâmina própria, repleta de glândulas de Bowman, nervos que levam os estímulas captados pelos dendritos do receptor olfatório e um tecido conjuntivo de sustentação. Esses nervos atravessam a lâmina crivosa do osso etmoide e seguem o nervo olfatório. Já o epitélio respiratório, também terá um epitélio pseudoestratificado e uma lâmina própria, porém, terá outros componentes que diferenciam do epitélio olfatório. No epitélio respiratório teremos um epitélio pseudoestratificado ciliado, com células caliciformes - produtoras de muco, células em escova (sensoriais), células granulares (SNED) e células basais; Na lâmina própria desse epitélio, terá um tecido conjuntivo de sustentação, repleto de glândulas seromucosas e é ricamente vascularizado. O epitélio respiratório é responsável pelo condicionamento do ar (umidecer, filtrar e aquecer o ar).

2
Dislike0
User badge image

Jeferson Costa

A cavidade Nasal se divide em três regiões: Vestíbulo, Região Respiratória e Região Olfatória. 1. Região respiratória A região respiratória compreende a maior parte da cavidade nasal, sendo revestida por epitélio respiratório. ... Vestíbulo É a região mais anterior e dilatada da cavidade nasal.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais