Buscar

tempo para união estável

💡 9 Respostas

User badge image

matheus weirich

Antigamente era 5 anos, hoje deixou de definir o tempo para que haja seu reconhecimento
0
Dislike0
User badge image

VOUSERDELTA .

De antemão já lhe adianto: a união estável não depende de tempo para que seja configurada. Isso porque a legislação atual diz que “é reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família” (art. 1723 do Código Civil).

Desse modo, vemos que a lei é omissa quanto ao tempo para que seja caracterizada a união estável, bastando, portanto, que haja a convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família.

Por conseguinte, temos que no caso concreto, o magistrado é que julgará se já há estabilidade suficiente para que a sociedade os veja como uma unidade familiar e não duas pessoas que por acaso estão juntas.

0
Dislike0
User badge image

Mariana Ferreira Do Rosario


Artigo - União Estável



Apesar das grandes inovações trazidas com a edição do Novo Código Civil vigente desde 11/01/2003, tratando-se especificamente da União Estável, alguns retrocessos ocorreram.

Alguns juristas acreditam que as Leis da União Estável (8971/94 e 9278/96), continuam em vigor naquilo em que o Novo Código dispuser em contrário. Ouso discordar desta corrente.

Ocorre que, por princípio geral do direito, a lei nova revoga a lei anterior no que lhe for contrária e, principalmente, quando a lei nova tratar da mesma matéria da lei anterior.

Feitos estes esclarecimentos iniciais, passo a discorrer sobre a situação do Companheiro no Novo Código Civil.

O que se pode afirmar inalterado, foi o regime de comunhão adotado no caso da dissolução da União Estável, que continua sendo o da Comunhão Parcial de Bens.

Assim, dissolvida a União Estável, seja de comum acordo, ou por iniciativa de um dos companheiros, serão partilhados entre o casal todos os bens adquiridos de forma onerosa durante o período da união, ou seja, o patrimônio construído pelo casal.

Já, quando tratamos dos assuntos: tempo para a caracterização da União Estável, ou da sucessão – companheiro como herdeiro, profundas alterações foram efetuadas pela nova lei.

Quanto ao tempo para o reconhecimento da União estável, este deixou de ser delimitado.

Contrariamente à antiga Lei de União Estável, que exigia o prazo mínimo de convivência de cinco (05) anos para o seu reconhecimento, o Novo Código Civil, em seu artigo 1723, deixou de definir o tempo necessário para que haja o seu reconhecimento.

Hoje, uma relação de apenas poucos meses, pode ser reconhecida como União Estável, desde que atenda aos requisitos necessários que são: configurar-se em convivência pública, contínua e duradoura e ser estabelecida com o objetivo de constituição de família.

O tempo não mais impera, bastará a comprovação dos requisitos expostos para que haja o reconhecimento do direito.

Isto, com certeza, foi um forte benefício trazido pelo Novo Código Civil.

Porém, quanto à sucessão do companheiro, esta ficou bem a desejar.

Pela legislação anterior, o companheiro, na linha sucessória, equiparava-se ao cônjuge, ou seja, tinha direito à meação dos bens do “de cujus”, fossem eles adquiridos durante o período da União ou não, cabendo a outra metade aos herdeiros necessários (descendentes e ascendentes).

Tinha garantido para si, no mínimo 50% (cinqüenta por cento) dos bens deixados, e ainda, caso não houvessem herdeiros necessários sobreviventes, assim como o cônjuge, o companheiro herdava a totalidade dos bens.

Ocorre que, com a entrada em vigor do Novo Código Civil, toda esta sistemática foi alterada em claro prejuízo do companheiro sobrevivente.

A primeira grande alteração é que ao companheiro caberá, apenas, a herança dos bens adquiridos na constância da União a título oneroso (pela lei antiga, tinha direito sobre a totalidade dos bens).

Observado o parágrafo anterior, levando-se em consideração apenas o patrimônio adquirido na vigência da união, o companheiro-herdeiro, terá direito às seguintes cotas:


a) se concorrer com filhos comuns (dele e do “de cujus”), terá direito à cota idêntica a cada um deles.

Ex.: 2 filhos – terá direito à 1/3

4 filhos – terá direito à 1/5

b) se concorrer com filhos apenas do “de cujus”, terá direito a 50% dos bens.

c) se concorrer com outros parentes do “de cujus” (ascendentes ou colaterais), terá direito a 1/3 dos bens.

d) no havendo parentes sucessíveis, terá direito à totalidade da herança.


O problema maior surgirá quando houverem filhos comuns e filhos só do “de cujus”, pois a forma do cálculo, até o momento, encontra-se indecifrável para nós juristas.

Técnicos dizem ser impossível a sua realização, sem que haja grave prejuízo a uma ou outra parte.

Outro prejuízo trazido pela nova Lei, é que o companheiro-“viúvo” perdeu o direito real de habitação, mesmo quando se tratar de imóvel único do casal.

Para finalizar, embora não haja consenso doutrinário, não havendo parentes sucessíveis, os bens adquiridos antes da União estável, ou aqueles advindos de forma gratuita (doação, herança ou legado), na vigência da União Estável, serão tidos como herança jacente, aparentemente passarão às mãos da União, pois, o companheiro, pelo Novo Código Civil, herda apenas os bens adquiridos onerosamente durante a vigência da união, seja em concorrência com demais herdeiros, seja sozinho.

Sabemos que a nós cabe cumprir a Nova Lei, pois nada nos impede de registrarmos as grandes injustiças cometidas pela mesma.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais