Buscar

Como o trabalho de Hartley superou os objetivos dos demais empiristas e associacionistas? Como Hartley explicava a associação?

💡 1 Resposta

User badge image

Mariléia Corrêa Bento


David Hartley (1705-1757), filósofo britânico nascido em Armley (agora parte de Leeds), Yorkshire, e educado no Christ College, University of Cambridge. Hartley estudou primeiro para uma vida religiosa, mas por discordar de alguns pontos do credo oficial da Igreja da Inglaterra, trocou seu caminho pela prática médica. Trabalhou como médico em Newark, Bury Saint Edmunds, em Londres e Bath, onde morreu.

O trabalho mais importante de Hartley, Observações sobre o homem, sua estrutura, papel e expectativas (2 volumes, 1749), Embora alguns pensadores antes dele, incluindo os filósofos ingleses John Locke e David Hume, tenham estabelecido o princípio de associação para explicar alguns dos processos e conteúdos mentais mais notáveis, foi dele a primeira tentativa de explicar todos os fenômenos da mente através da teoria da associação.

Hartley dispostos suas idéias em uma nova forma de compreensão. Como eles, ele considerou a mente uma tabula rasa, uma folha em branco, antes da experiência da sensação, mas ampliou as leis do crescimento mental, mediante associações, até incluir não somente a memória (como aqueles outros haviam feito) mas também mas também a imaginação, razão e as emoções. Ele argumentou que as emoções adultas ou evoluídas eram o produto de sentimentos elementares unidos por laços novos, e davam origem a emoções complexas, nos termos da lei geral de contiguidade (que se supunha reger as associações).

Outra das principais teorias Hartley foi a natureza física da sensação, tirada do Óptica (1704), do cientista inglês Sir Isaac Newton. Hartley argumentou que qualquer sensação do mundo exterior provocava uma vibração no nervo afetado, produzindo as vibrações correspondentes na substância cerebral, Supunha que os impulsos enviados do cérebro para os músculos agiam da mesma maneira.



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais