A maior rede de estudos do Brasil

A principal inovação da economia dos novos clássicos foi a introdução dasexpectativas na macroeconomia.

Leia o trecho a seguir:

“A principal inovação da economia dos novos clássicos foi a introdução dasexpectativas na macroeconomia. Uma síntese do fundamento das expectativasajudará a explicar essa abordagem [...] A principal aplicação da macroeconomiaclássica moderna é a teoria do ciclo econômico real (RBC, Real Business Cycle).Essa teoria foi desenvolvida principalmente por Finn Kydland e Edward C. Prescott,que ganharam o prêmio Nobel por seu trabalho nessa área. Essa abordagemsustenta que os ciclos econômicos são principalmente devidos a choquestecnológicos”.

SAMUELSON, P.; NORDHAUS, W. Economia. 19. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill,2012, p. 566.

A economia possui diversas escolas econômicas que apresentam diferentes visõessobre o processo de crescimento econômico e suas variáveis macroeconômicas.Dentre elas, a escola do ciclo reais de negócios que enfatiza:


  1. o lado da oferta e a teoria das expectativas racionais na economia, para explicar que somente choques reais podem afetar o produto agregado.
  2. a economia monetária apresentando uma relação robusta entre a política monetária emudanças no produto e emprego agregado no longo prazo.
  3. o investimento público como a variável chave na dinâmica de crescimento econômicodo curto ao longo prazo com objetivo de aumentar o produto agregado.
  4. a relação entre os agentes econômicos públicos e privados por meio das parceriaspúblico-privadas para investimentos industrial de longo prazo.
  5. o lado da demanda por meio das relações entre consumo das famílias, investimentospúblicos e os gastos do governo para afetar o produto agregado.



Ainda não temos resposta. Você sabe responder?