Buscar

Cite 5 aplicações da Bioestatistica?

💡 1 Resposta

User badge image

Marcos Zanon


Voltar

Aplicações da Bioestatística

BIOLOGIA

As ciências da saúde utilizam da estatística como instrumento para a análise de fenômenos biológicos desde o século XVII. A partir daí, muitos conceitos e mudanças surgiram, causando uma reviravolta no conhecimento. De um lado, os estatísticos iniciaram o desenvolvimento de técnicas e de outro, os profissionais das áreas médicas e biológicas, passaram a enfatizar a mensuração como forma de análise científica, trazendo sofisticação às análises quantitativas.

A crescente utilização da Estatística como ferramenta na análise de fenômenos biológicos foi apoiado pelo crescimento da atividade científica em todos os campos do conhecimento e pela revolução tecnológica, devido, principalmente, ao uso de computadores modernos. A alta tecnologia foi, então, decisiva e fez com que a Estatística se tornasse mais acessível aos pesquisadores dos diferentes campos de atuação.

Atualmente, os equipamentos e softwares permitem a manipulação de grande quantidade de dados, o que veio a dinamizar e viabilizar o emprego dos métodos estatísticos na avaliação de fenômenos. Gráficos e tabelas são apresentados na exposição de resultados das empresas. Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. Censos demográficos auxiliam o governo a entender melhor sua população e a organizar seus gastos com saúde, educação, saneamento básico, infraestrutura etc.

Com a velocidade da informação, a Estatística passou a ser uma ferramenta essencial na produção e disseminação do conhecimento. O grau de importância atribuído à Estatística é tão grande, uma vez que, a maioria das hipóteses científicas, independentemente da área, precisa passar por um estudo estatístico para ser aceita ou rejeitada, como é o caso do teste de novos medicamentos, dos ajustes de modelos de regressão, sobre a opinião popular de novos produtos etc.

Na área médica, por exemplo, nenhum medicamento pode ser disponibilizado para o mercado se não tiver sua eficácia estatisticamente comprovada. O grande volume de informações produzidas pelo mundo moderno (pesquisas por amostragem, censos, internet, mercado financeiro) precisa ser analisado adequadamente. Essas análises utilizam as mais variadas técnicas estatísticas. A rigor, onde houver incerteza esta ciência pode ser empregada. Desse modo, todas as áreas do conhecimento humano a requerem como instrumento de análise de dados.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais