Buscar

Quais os principais helmintos de aves?

💡 2 Respostas

User badge image

Lidianne Santana

 NEMÁTOIDES

Os nematóides constituem o grupo mais importante de endoparasitas na criação moderna de aves, pois são considerados os mais patogênicos e os que geram maior impacto econômico. As aves criadas em confinamento tem uma incidência muito baixa de nematóides, sendo as aves criadas soltas e as aves silvestres as mais acometidas. São espécie específica com dimorfismo sexual, com ciclo direto via transmissão horizontal (aves para aves), através da ingestão de larvas, ou pelo ciclo indireto requerendo um hospedeiro intermediário como insetos e moluscos. Os ovos de muitos nematóides são resistentes ao frio e a maioria dos desinfetantes


CESTÓIDES

Uma alta porcentagem de aves pode ser infectada por cestóides, especialmente em épocas mais quentes do ano, quando os hospedeiros intermediários são abundantes.

Os cestóides são denominados vermes chatos pela sua forma achatada. O ciclo de vida pode ser direto ou indireto, via hospedeiro intermediário. São considerados menos patogênicos do que os nematóides e podem infestar aves em grande número e causar doença clínica. Cada proglótide do cestóide pode gerar novo organismo e possuem os dois sexos (hermafroditas).

0
Dislike0
User badge image

Brenda Moreira

O gênero Ascaridia pertence ao Reino Animalia, Filo Nematoda, Classe Secernentea, Ordem Ascaridida e Família Ascaridiidae, ele afeta a maioria das espécies das aves domesticas entre elas frangos, galinhas e perus sendo considerada cosmopolita e seu maior desenvolvimento é em países tropicais e subtropicais.

O Heterakis gallinarum pertence ao mesmo Reino, Filo, Classe e Ordem do Ascaridia galli, apenas a Família se modifica sendo a Heterakidae. Este parasito é Hospedeiro Intermediário do protozoário Histomonas meleagridis, agente causador da histomonose e tem distribuição mundial. 


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais