Buscar

Qual a fisiopatologia da tosse?

💡 4 Respostas

User badge image

Fhylipe Souza

Existem dois mecanismos de depuração para proteção das vias aéreas com relação à entrada de partículas procedentes do meio externo: Clearence mucociliar ,Tosse.

Controle voluntário e involuntário

Fases: inspiratória, compressiva, expiratória e relaxamento.

Quanto maior a fase inspiratória, maior a eficácia da tosse. Na fase compressiva existe fechamento da glote e ativação dos músculos respiratórios. Pressão torácica 300 mmHg .

Fase expiratória: abertura súbita da glote com saída do ar em alta velocidade.

Fase de relaxamento: há relaxamento da musculatura e retorno das pressões aos níveis basais.

Dependendo do estímulo, essas fases podem resultar em tosse de intensidade leve, moderada ou grave.



0
Dislike0
User badge image

Jam Hyun

Para que a troca de gases ocorra faz-se necessária grande mobilização de ar para o interior das vias aéreas, o que acarreta a inalação de partículas que, na dependência de seu tamanho, podem alcançar regiões cada vez mais distais. Sabe-se que o diâmetro necessário para haver penetração das partículas na traquéia é de 10 a 20 µ, e aquelas abaixo de 2 µ podem atingir bronquíolos respiratórios e parênquima pulmonar. Existem dois mecanismos de depuração para proteção das vias aéreas com relação à entrada de partículas procedentes do meio externo. O primeiro é o clearance mucociliar, através do qual os movimentos ciliares impulsionam, no sentido cranial, uma fina camada de muco com partículas a serem depuradas. A tosse, ocorrendo por meio de ato reflexo, é o segundo mecanismo envolvido neste sistema de proteção das vias aéreas inferiores, podendo ser voluntária ou involuntária. Os principais benefícios da tosse são: eliminação das secreções das vias aéreas pelo aumento da pressão positiva pleural, o que determina compressão das vias aéreas de pequeno calibre, e através da produção de alta velocidade do fluxo nas vias aéreas; proteção contra aspiração de alimentos, secreções e corpos estranhos; é o mais efetivo mecanismo quando existe lesão ou disfunção ciliar, como acontece na mucoviscidose, asma e discinesia ciliar; proteção contra arritmias potencialmente fatais (ao originar aumento de pressão intratorácica) 

0
Dislike0
User badge image

Luana Beatriz

fisiopatologia da tosse está intimamente ligada à estimulação química das fibras-C e à ativação por estímulos mecânicos dos receptores de adaptação rápida (RARs) e dos receptores de estiramento de adaptação lenta (SARs).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais